O cachorrinho Rex e a alternância das obras figurativas e abstratas de Angelo de Aquino

terça-feira, 1 de junho de 2021 20:44:51 America/Sao_Paulo

Angelo de Aquino - Patria Amada Brasil

Angelo de Aquino - Patria Amada Brasil

Mineiro de Belo Horizonte, Angelo Rodrigo de Aquino nasceu em 1945 e ficou conhecido apenas pelo seu primeiro e último nome. Começou sua carreira em 1964, um ano marcado pela falta de valorização da arte. Porém, sua capacidade e expressão artística foi despertada muito antes. Em 1960 Angelo se mudou para o Rio de Janeiro, onde pouco tempo antes do início de sua carreira estudou com artistas como Roberto Moriconi, Antonio Dias e Rubens Gerchman.

Assim como muitos artistas de grande reconhecimento nacional, Angelo começou sua carreira pintando obras de característica conceitual e, após alguns anos, migrou para abstrações com formas geométricas. Ao contrário no entanto de muitos artistas que focaram suas obras na geometria, Aquino voltou ao trabalho figurativo pouco tempo depois.

As exposições e o Rio de Janeiro

Após a mudança para o Rio de Janeiro, Angelo tornou-se carioca de maneira definitiva. Logo após o início de sua carreira, Angelo participou da “Opinião 65” que aconteceu no MAM, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, e ficou marcada como uma das mais importantes mostras de sua trajetória.

Angelo de Aquino - Paisagens Imaginárias

Angelo de Aquino - Paisagens Imaginárias

Angelo saiu do Rio de Janeiro apenas para participar de algumas exposições fora do país, como a Exposição do Centro Tool de 71 em Milão, a exposição do Akumulatory na Polônia e a Exposição do Centro de Arte e Comunicación na Argentina.

Angelo de Aquino - Avião

O Rex

O cachorrinho Rex, personagem criado por Angelo de Aquino, foi tema de inúmeras obras do artista e é uma marca de sua arte. Angelo o criou em 84 e ele participou, talvez até como o personagem principal, de uma fase figurativa do artista, fase esta que foi uma retomada do seu estilo inicial e que ocorreu desde os anos 80 até o final da carreira do pintor. Em 1994, Rex foi tema de uma exposição comemorativa pelos seus 10 anos, a exposição “Rex faz Dez,” e em 1997 Aquino volta a retratar o cãozinho com a publicação de “Vida Rex”, um livro com histórias da vida do cachorrinho tantas vezes por ele desenhado.

Angelo de Aquino – Rex

Angelo de Aquino – Rex

Imagem do Livro - Vida Rex de Angelo de Aquino

Imagem do Livro - Vida Rex de Angelo de Aquino

Angelo de Aquino morreu em 2007 no Rio de Janeiro, ainda com 62 anos. Após seu falecimento, o artista teve suas obras expostas pelo Brasil.