Max Bill, um dos mais talentosos nomes do concretismo

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021 00:48:14 America/Sao_Paulo

Max Bill

Max Bill

Max Bill foi um artista plástico nascido na Suíça em dezembro de 1908 que, além das telas, teve também o design gráfico e o design de produtos como partes importantes da sua carreira. Na arte, Bill teve um trabalho multifacetário que passou pela pintura, gravura, escultura e pelas salas de aula.

Bill iniciou a carreira aos 16 anos de idade, quando ainda na Suíça começou a participar de cursos de arte. Rodou a Europa no começo de sua fase adulta e aprendeu em uma das escolas mais importantes da arte mundial: a Escola Bauhaus. Com o amadurecimento de sua carreira, o Suíço seria conhecido como um dos maiores nomes da Escola no meio artístico mundial. Os críticos consideram o trabalho de Max essencialmente concretista.

Max Bill - Sem Título

A evolução do concretismo

É comum a percepção dos críticos pelo cuidado com a cor e, principalmente, com a forma nas telas de artistas concretistas. Mas Max Bill foi além. O artista também incluía elementos matemáticos e de lógica, sem perder o cuidado com a estética de suas obras, principalmente naquelas que tinham funcionalidade.

Sim, Bill também foi um artista que se preocupou em realizar obras funcionais, ou seja, que tinha uma utilidade além da estética, da reflexão e dos valores que uma obra de arte carrega consigo.

Max Bill – Geometrie

Max Bill – Geometrie

A escultura também foi uma das partes da arte que foram exploradas por Max Bill. Nelas, o artista trabalhava, em sua maioria, com o metal polido e tem nessa faceta da arte uma de suas obras mais importantes e reconhecidas, a “Endlose Treppe”.

Max Bill - Endlose Treppe

Max Bill - Endlose Treppe

Max Bill e o Brasil

Bill trouxe conhecimento e repertório à arte e à arquitetura brasileiras e trouxe junto do conhecimento algumas críticas, tanto às obras quanto a quem as fazia. Com isso, construiu uma relação polêmica de amor e ódio com os profissionais brasileiros, pois considerava que eles não se atentavam ao social no momento que realizavam seu trabalho. Mesmo assim, é impossível dizer que o Suíço não trouxe evolução ao trabalho artístico e de arquitetura aos brasileiros.

Max Bill faleceu em 1994 e, mesmo tendo sido em vida uma figura polêmica, teve inúmeras homenagens pelo Brasil.