O que é a gravura e a sua importância para a evolução da arte

terça-feira, 8 de junho de 2021 18:10:56 America/Sao_Paulo

Aldemir Martins – Marinha 2 – Serigrafia

Aldemir Martins – Marinha 2 – Serigrafia

A gravura é o nome dado a uma técnica artística que utiliza de matrizes ou moldes para a construção de uma pintura, tela ou arte que pode ser impressa em inúmeros tipos de material. Normalmente construídas em superfícies duras, as matrizes são feitas com incisões, cortes ou corrosões sobre o material que pode ser de pedra, madeira e metais como o zinco, o cobre, o alumínio e até mesmo o latão. Essas incisões podem construir a imagem impressa através de duas maneiras: a partir do relevo, funcionando como um carimbo onde a imagem será impressa, ou através da depressão formada, funcionando como um negativo.

A partir dessa matriz, que é na maioria das vezes uma construção artesanal, várias copias da arte podem ser produzidas.

Tipos de Gravura:

Os tipos de gravuras são denominados segundo o material de sua matriz e são chamados de:

Litografia ou litogravura

A litografia é a execução da técnica da gravura através de pedras desenhadas. Nessa técnica, a impressão é feita em um processo basicamente químico, que utiliza do princípio da repelência entra a água e óleo. Esta é a técnica que resulta em um aspecto mais parecido com o da pintura, já que a pedra, plana e normalmente porosa, é desenhada a mão. Após feita a sua pintura, são adicionados reagentes químicos que passam esta pintura para a superfície final com a ajuda de uma prensa.

Imagem de uma matriz de Litogravura

Imagem de uma matriz de Litogravura

Xilografia ou xilogravura

A xilogravura é a gravura feita em madeira. Originalmente feita em um processo artesanal, a xilogravura é uma técnica pela qual o artista produz sua matriz em um processo parecido com o da escultura, realizando a retirada das partes que não serão impressas em tinta na tela final com a ajuda de ferramentas de corte específicas.

Imagem de uma matriz de Xilogravura

Imagem de uma matriz de Xilogravura

Lineogravura

A lineogravura é uma técnica descendente da xilogravura e é realizada em processo extremamente semelhante, porém a madeira é substituída por materiais não naturais, como borrachas ou placas sintéticas de outros tipos de materiais, que assim como a madeira, funcionam para a técnica como uma espécie de carimbo.

Imagem de uma matriz de Lineogravura

Imagem de uma matriz de Lineogravura

Serigrafia

A serigrafia nada mais é do que a técnica conhecida por muitos como silk, ou estêncil, onde é determinada a área pela qual a imagem será formada, havendo a liberação de tinta e o bloqueio da passagem de tinta, onde não haverá impressão. A serigrafia é feita através de uma matriz única, ou por um conjunto de matrizes. Essas matrizes são telas que liberam a tinta para a superfície impressa em um processo manual, com a ajuda de uma ferramenta parecida com um rodo.

Processo de serigrafia

Processo de serigrafia

Gravura em metal

No caso dos metais, as ranhuras são construídas através de cortes, que podem ser feitos a mão ou através de máquinas, ou podem ser construídos através da imersão do metal em um ácido, onde a parte do metal que deve ser mantida intacta é protegida por substâncias antiácidas.

Artista gravando chapa metálica - Foto: Valeriy Kondratenko / Shutterstock.com

Artista gravando chapa metálica - Foto: Valeriy Kondratenko / Shutterstock.com

Como fica a originalidade das obras?

Ao final do processo da gravura, cada obra deve ser devidamente assinada pelo artista e é reconhecida como uma obra única. O processo de impressão de uma serie com várias impressões não desqualifica, diminuiu a originalidade ou faz com que determinado número de reproduções tenha menos valor.

A importância da gravura para a história da arte

Artistas de suma relevância para a história das obras de arte brasileira como Aldemir Martins, Eduardo Sued, Ferreira Gullar, Oswaldo Goeldi, Lívio Abramo, Marcelo Grassmann, Evandro Carlos Jardim, Carlos Oswald utilizaram e continuam utilizando de vertentes da técnica da gravura para difundir suas obras pelo Brasil e pelo mundo. Muitas dessas obras ainda estão no mercado mesmo após a morte de seus idealizadores justamente por mérito da técnica.

Desde o século 15, as gravuras fazem parte dos recursos de grandes artistas. Com a gravura foi possível que a cultura popular de várias partes da história da arte não fosse perdida e pudesse ser revivida. A evolução do conhecimento de inúmeras técnicas da gravura trouxe métodos comuns e altamente tecnológicos de impressão dos dias atuais. Porém, se engana quem pensa que impressoras e materiais exclusivamente eletrônicos substituirão as prensas de gravuras mais manuais. Até hoje, muitos artistas utilizam a técnica e fábricas de roupa ainda realizam impressões com a base da gravura e continuarão realizando suas produções nessa metodologia. Para a arte especialmente, seu caráter bastante físico e quase artesanal atribui um “sabor” especial a cada impressão. Atualmente, a maneira mais fácil e bela de obter uma obra original e de qualidade é adquirindo uma gravura de seu artista preferido.