As técnicas da litografia a alguns artistas que as dominaram

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022 21:39:27 America/Sao_Paulo

Imagem de uma matriz litográfica

Imagem de uma matriz litográfica

Como já abordamos em artigo anterior, a gravura é uma técnica artística pela qual se obtém uma imagem por meio de uma impressão, normalmente construída em bases duras, como madeiras, pedras e metais. A partir do material usado como base é diferenciado o tipo da gravura, como por exemplo, a Litografia ou litogravura, Xilografia ou xilogravura, Lineogravura e outras.

Hoje falaremos sobre a litografia e sobre os artistas que são reconhecidos como os precursores da técnica, ou que ao longo de suas carreiras fizeram um exímio trabalho através dela.

A litografia ou litogravura em si

A litografia se refere a técnica de impressão de uma imagem por uma matriz feita em pedra preparada previamente através soluções químicas. Com a utilização de outros materiais como a água e a tinta, são realizadas as impressões em uma espécie de carimbo (no caso a pedra) responsáveis por fixar o desenho sobre a superfície ou tela desejada. Para saber mais sobre a litografia, confira o nosso artigo completo sobre todos os tipos de gravuras.

A história da técnica e os artistas

A litogravura foi muito trabalhada e explorada por renomados artistas do passado e até hoje existem artistas no cenário que são focados na técnica.

Francisco Goya

Historicamente, críticos tem a ideia comum de que o primeiro artista plástico a usar a litografia foi Francisco Goya, quando realizou uma das obras da série "Touros em Bordeaux". A briga de touros era um entretenimento muito comum antigamente e logo também era um tema comumente retratado por artistas na época. As técnicas aplicadas por Goya nessa série foram água-forte e água-tinta, utilizadas para ilustrar as cenas de movimentos violentos dos touros. Goya foi chamado de repórter por apresentar uma arte que por sua perfeição parecia uma foto do evento, o que mostra que seu domínio da técnica era irretocável.

Francisco Goya - Touros em Bordeaux

Francisco Goya - Touros em Bordeaux

Vieira da Silva

Com o passar do tempo essa técnica se popularizou e muitos outros artistas passaram a trabalhar também com a litografia, como Maria Helena Vieira da Silva, que abandonou o início da carreira como escultora para se dedicar à pintura e à gravura, principalmente à litografia. Entre os famosos trabalhos dela na técnica estão "Plombs", produzido em 1971 e "Lisbonne du Retour" de 1993.

Vieira da Silva – Plombs

Vieira da Silva – Plombs

Vincent Van Gogh

A litografia também fez parte da carreira de um dos mais importantes artistas da história da arte mundial. A obra "Tristeza", tradução do nome original "Sorrow", é uma litografia do artista realizada em 1882 com desenho feito com lápis pelo pintor em Paris e depois passada para uma matriz em pedra. Além dessa, Van Gogh criou também a “Sorrow Woman", em 1887, feita com giz preto sobre papel e que também foi replicada inúmeras vezes, o que foi permitido pela técnica.

Vincent Van Gogh - Sorrowing

Vincent Van Gogh - Sorrowing