O trabalho e o valor de uma Gravura Assinada

segunda-feira, 13 de setembro de 2021 19:57:00 America/Sao_Paulo

Matriz de uma gravura

Matriz de uma gravura

A gravura é uma técnica muito comum e atualmente muito valorizada. Elas permitem que um artista dissemine suas obras de uma maneira que elas possam ter um valor mais acessível e ao mesmo tempo cheguem de forma ampliada até as paredes de quem gosta de seu trabalho.

O que são gravuras?

Para você que deseja saber mais sobre todos os tipos de gravura, suas diferentes técnicas e as mais diversas maneiras que um artista utiliza para gravar suas obras de forma original, acesse nosso artigo sobre as gravuras onde apresentamos tudo sobre a técnica. Por aqui abordaremos um pouco mais sobre o seu valor e sobre a forma de autenticação e fatores como sua numeração e ordem que foi produzida.

Imagem de uma gravura em madeira

Imagem de uma gravura em madeira

A gravura assinada

A gravura assinada nada mais é do que uma reprodução de uma obra do artista, porém, ao contrário do que muitos acham, não é uma reprodução escalada e fria. Cada gravura é uma obra única, assinada e numerada de acordo com a sua produção e com sua respectiva serie.

Outro pensamento muito comum é de que uma gravura é uma obra reproduzida e não original do artista, mas isso passa longe de ser verdade. O fato de ter varias reproduções de uma mesma obra não faz com que ela seja desvalorizada ou perca sua originalidade, pelo contrário, as gravuras reforçam que as obras sejam 100% originais e tenham 100% de fidelidade, passando por pericias no momento e apos a sua reprodução.

O impressor também é um profissional importante para a produção das obras. Um bom impressor tem conhecimento total dos processos necessários em cada tipo de gravura e normalmente trabalha de forma conjunta com o artista.

Gravura assinada e numerada - Tarsila do Amaral

Gravura assinada e numerada - Tarsila do Amaral

A numeração

Além de serem obras assinadas, com aspectos e características únicas, as gravuras também possuem numeração que tem valorizações diferentes entre si. Normalmente, a numeração aparece do numero da reprodução seguido pelo numero total de reproduções que a obra teve, desta maneira, quanto menor for o numero da impressão, normalmente mais valorizada a obra será.

Isso acontece porque as primeiras obras feitas são reproduzidas a partir de uma matriz sem desgaste, sendo uma obra mais fidedigna e sem “defeitos”.

Gravura assinada e numerada - Esther Grinspum

Gravura assinada e numerada - Esther Grinspum

A valorização

Nos dias de hoje, uma obra pode ser facilmente impressa ou copiada e é nesse momento que a gravura tem seu maior ponto de valorização. Ela revive o olhar artístico, a técnica, a originalidade e o seu real valor artístico.

Portanto, mesmo que sejam mais acessíveis, as gravuras carregam consigo o real valor de uma obra de arte e são normalmente o ponto de partida para quem quer colecionar obras.