As fases e a carreira crítica e multifacetária de Antonio Dias

segunda-feira, 10 de janeiro de 2022 21:30:31 America/Sao_Paulo

Antonio Dias

Antonio Dias

Paraibano de Campina Grande, Antonio Manuel Lima Dias nasceu em 1944 e ficou conhecido apenas pelo seu primeiro e seu último nome. Ele foi um dos grandes artistas plásticos brasileiros principalmente por ser considerado no meio artístico como multifacetário e por ter fases nas quais seus trabalhos se encontram com diferentes movimentos.

Além de não se fixar em um único movimento, Antonio Dias é responsável por trabalhos críticos ao sistema, que carregam consigo uma luta contra a opressão e as injustiças da sociedade.

De talento e trabalho precoce, aos 14 anos já teria um contato com a arte mais sério e na época já se firmava como ilustrador e artista gráfico. Nesse mesmo tempo, parte para o Rio de Janeiro onde estuda no Atelier Livre de Gravura da Escola Nacional de Belas Artes, a ENBA, com Oswaldo Goeldi. Daí em diante começaria uma carreira de muito sucesso.

Antonio Dias - Anywhere is My Land

Antonio Dias - Anywhere is My Land

A valorização de seu trabalho

Os primeiros indícios de sucesso que sua carreira teria apareceriam no início da década de 1960 com a produção de gravuras e ilustrações. A partir do período ditatorial brasileiro suas obras ganham um teor mais político e crítico ao sistema. Diferente de alguns outros artistas que saíram do brasil, sua carreira já começa a ter reconhecimento e ser valorizada durante sua estadia por aqui. Sua mudança à Europa acontece muito mais pelo motivo da ditadura militar em si e pela busca de algumas outras facilidades que o território europeu poderia lhe dar.

Em 1966 Antonio se muda para a Europa a fim de aumentar o seu campo de trabalho e suas possibilidades de crescimento de carreira. Primeiro fixa sua moradia em Milão, local com um mercado mais ativo e uma maior facilidade para transitar entre uma ou outra exposição. Após esse período vai morar na Alemanha.

Antonio Dias - A Batalha

Antonio Dias - A Batalha

O teor de suas obras e suas fases

Suas obras, como ele mesmo dizia, não tinham uma lógica de construção. Não eram lineares nem seguiam uma linearidade para sua produção, nem antes, nem após a sua ligação com o concretismo. Suas obras e suas respectivas construções caminhavam ao passo de seu olhar artístico e no ritmo de seu sentimento sobre aquilo que era construído, sem uma maneira ou forma de fazer fixa.

Até um pouco antes de sua mudança à Europa, Antonio carrega uma arte e um trabalho nos quais as mais marcantes características eram o preenchimento completo das telas com relevos e texturas e sem uma fixação em formas, sem se prender em conceitos, mas na ideia de que ele gostaria de passar através delas, em sua crítica e em seu teor político.


Antonio Dias - A História Errada

Antonio Dias - A História Errada

A transformação

Um ano antes de sua mudança para a Europa Antonio Dias recebe bolsas de estudos em Paris e é notada então uma das maiores revoluções em seu trabalho. As obras que até aquele momento eram consideradas críticas e ligadas ao movimento da PopArt vão se tornando cada vez mais minimalistas, com poucas cores e palavras.

A carreira de Antonio Dias é difícil de ser rotulada, porém, ao olharmos para ela como um todo podemos considerar que ele foi um artista inquieto, que manteve durante toda a sua trajetória a vontade de conhecer novas formas de arte, novas técnicas e implementar novos conhecimentos sobre a sua obra para que seus admiradores também tivessem evolução em seu olhar artístico.

Antonio Dias - Sem Título

 

Antonio Dias falece em 2018 por causas naturais e em 2021 é feita no MAM de São Paulo a primeira exposição póstuma com abras de Antonio. A exposição reuniu até mesmo obras nunca vistas antes, outras que eram de sua coleção particular e que foram recompradas por ele durante sua carreira.