Temáticas famosas de Aldemir Martins

sexta-feira, 20 de outubro de 2023 09:38:00 America/Sao_Paulo

Aldemir Martins é um dos artistas mais importantes do cenário nacional. As cores de Aldemir Martins são uma das características marcantes das suas obras, além de seus traços. Masterizou técnicas de pinceladas e uso de luz. Inspirando alegria, suas formas são assimiláveis e de entendimento fácil.

A qualidade técnica é mostrada com coerência no desenvolvimento temático, como na evolução técnica com fidelização ao apego visual. Veja abaixo algumas de suas temáticas famosas e que valem conhecer e ter em sua coleção de arte. Além disso, aprenda aspectos de suas composições e qualidades.

Os cangaceiros

Retratava temas relacionados ao Nordeste e a fase do colorismo em que o artista Aldemir Martins retratava cangaceiros mostrava domínio de técnicas de pinceladas, uso de luz e cores na década de 80.

Retratava aspectos do sertão com uso de verde e outras cores alegres como vermelho, azul e branco. Usou pinceladas curtas para dar uma imagem leve e efeito de cores mescladas.

Futebol

Segundo conta em uma filmagem do canal do Aldemir Martins, um registro o mostra falando sobre a mitificação dos elementos do esporte por grandes jogadores, como Pelé que transcendiam línguas.

O futebol é um esporte que permeia nações e uma das marcas registradas do Brasil. A importância do esporte é mostrada de forma bem-humorada quando ele cita que todo brasileiro é excelente jogador, técnico e especialista para escalar e jogar.

Usou estas temáticas para fazer obras dando valor a elementos simples, mas que representavam a  popularidade e o espírito brasileiro, que é movido através desta paixão.

Flores

Outro destaque entre suas obras estão as representações de flores, sempre com uso de cores vivas e fortes. Além disso, a composição mostra diferentes suportes e elementos.

Animais

Todo mundo sabe do uso da figura de gatos nas obras de Aldemir Martins, mas o artista explorou muitas outros animais em sua carreira, tendo representado galos, cavalos e peixes.

Falsificações

O artista Aldemir Martins é muito valorizado e por isso alvo de falsificações. Um dos mais escolhidos são peças com os gatos, que acabam sendo vendidos a preços muito mais baratos.

O preço é um dos maiores indicativos de que uma obra do artista seja falsificada. Apesar de parecer um bom negócio, nada valerá no acervo, por isso busque referências e o certificado de autenticidade.

O uso de técnica de alta qualidade de Aldemir mostra cores vivas, com uso de iluminação e pinceladas perfeitas que as falsificações não conseguem reproduzir. Apesar de parecerem cores chapadas, elas ganham uma suavidade, resultado de muito estudo e dedicação do artista.