Por que Alfredo Volpi pintava bandeirinhas?

terça-feira, 10 de outubro de 2023 09:15:00 America/Sao_Paulo

Alfredo Volpi foi um artista brilhante autodidata que viveu e atuou em território brasileiro com amplo reconhecimento internacional. Suas obras são uma excelente escolha para quem deseja ter em seu acervo peças que ganham mais valor com o tempo.

Inclusive, houve uma valorização recente em que quadros de Volpi foram comprados por altos preços em leilão realizado em 2022. Uma gravura das bandeirinhas foi arrematada por R$ 97,000, segundo reportagem do Diário do Rio.

Apesar de ter passado por várias fases em sua carreira artística, tendo se iniciado na pintura desde muito novo, Volpi é automaticamente ligado por seus quadros de bandeirinhas de São João. Por isso, abordaremos este tópico neste artigo. Confira.

Por que Volpi pintava bandeirinhas?

Indo na linha do tempo evolutiva do trabalho de Alfredo Volpi, será preciso olhar para a vida pessoal do pintor e seus rumos pelo Brasil.

O pintor foi morar uma época na cidade do interior paulistano em área de Mogi das Cruzes e depois em Itanhaém aos finais de semana para visitar sua esposa em dois momentos distintos.

Nestas experiências passou a retratar o que observava onde começava a fazer suas versões de fachadas usando composições com perspectivas, pontos de fuga, técnicas de cores e soluções de problemas que começavam com figuras geométricas, além de elementos distintos com estilos de pinceladas diversos, indo do emocional ao metódico.

Elementos das fachadas e retratação dos festejos

As famosas bandeirinhas eram apenas um dos elementos destas fachadas nos anos 50, até começarem a ter um destaque maior e chegar ao protagonismo quando o pintor passou a abandonar perspectivas, proporções e começou a fazer efeitos planos simplificando suas linhas.

Inicialmente eram pintadas juntos a mastros, como de formas complementares de imagens das festas religiosas, danças, decorações e festejos.

Todas as suas pinturas com bandeirinhas foram feitas com uma tinta antiga chamada têmpora, usando pigmentos em pó, ovo e óleo de canela. Portanto, teremos uso de recursos milenares, retratação do cotidiano e da cultura das festas juninas comuns pelo interior do país e uso de técnicas de cores superiores usando campos cromáticos, ritmo, experimentação e subjetividade nas linhas.

Em vida foi conhecido entre os curadores e especialistas como um dos grandes nomes do modernismo, mas suas famosas bandeirinhas caracterizam apenas uma fase de sua carreira e evolução.

Isso não tira sua relevância e o apreço das pessoas por estes quadros, acabam sendo os mais visados inicialmente. Mas, se você gosta das obras de Volpi, convidamos a conhecer mais sobre seus trabalhos em suas várias fases.

Estes quadros terão um valor grande em sua coleção de arte, Volpi é um dos nomes consagrados, que apenas melhoram com o passar dos tempos.