Os traços fortes e as obras características de Mario Zanini

sexta-feira, 29 de outubro de 2021 00:07:45 America/Sao_Paulo

Mario Zanini

Mario Zanini

Paulista da capital, Mario Zanini nasceu em 1907 e foi um artista plástico brasileiro que veio de uma família italiana humilde e teve grande reconhecimento. Seu contato com a arte iniciou cedo. Aos 13 anos de idade já iniciava um curso de pintura na Escola Profissional Masculina do Brás e dois anos após o curso começou a trabalhar como letrista, algo que o incentivaria a continuar em contato com o meio artístico.

Em 1924 começou a estudar desenho no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, o LAOSP e é a partir daí que Zanini começa a ter uma relação mais profissional com as artes plásticas. Nesse caminho, tem contato com Alfredo Volpi, Francisco Rebolo, Manoel Martins, Clóvis Graciano e até mesmo com o artista alemão Georg Elpons.

Mario Zanini - Sem Título

Mario Zanini

Pintor, decorador, ceramista e professor

Teve em Volpi, com certeza, uma de suas maiores influências e em suas pinturas é nítido o espelho em outros artistas com os quais teve convivência. Daí, Zanini traz às suas obras ideias e ambientes mais livres, com traços largos e a preferência do sentimento em detrimento da razão, ao mesmo tempo, tentando trazer um aspecto mais formal às telas.

Assim como foi presente na pintura, as outras facetas da carreira de Mario também tiveram influências de outros artistas. Com Rebolo, por exemplo, pintou e decorou ambientes residenciais.

Mario Zanini - Sem Título

Mario Zanini

O Grupo Santa Helena

De Rebolo e das constantes reuniões de artistas em seu ateliê, que era localizado no Palacete Santa Helena, surge a criação do Grupo Santa Helena. O grupo foi formado porque Mario e outros artistas se instalam por lá e se comunicam por ligações internas, com portas e corredores que ligam um ateliê a outro. Este grupo foi responsável por grande parte de uma renovação visual nas paisagens de São Paulo e a pintura de telas com naturezas-mortas e retratos.

 Mario Zanini - Natureza-Morta

Mario Zanini - Natureza-Morta

As Exposições e o Reconhecimento

Sua primeira exposição acontece em 1934, no Salão Paulista de Belas Artes e anos mais tarde já expõe como um artista conhecido e reconhecido. Mário de Andrade e Sérgio Milliet, por exemplo, já eram admiradores de seu trabalho.

Após a criação do Grupo Santa Helena, é premiado com a medalha de prata no 46o Salão Nacional de Belas Artes. Entre 1940 e 1948, faz exposições no Salão Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. Mesmo tendo reconhecimento ainda novo, Zanini faz sua primeira exposição individual apenas em 1944, aos 41 anos de idade. A exposição ocorreu na galeria da Livraria Brasiliense, em São Paulo.

 Mario Zanini – Camponeses

Mario Zanini – Camponeses

Mario Zanini faleceu aos 63 anos de idade em sua cidade natal.