O que faz uma galeria de arte? Como é o trabalho?

terça-feira, 30 de agosto de 2022 14:23:00 America/Sao_Paulo

 

De forma simplificada, uma galeria de arte é um local que faz a ponte entre artistas, colecionadores e admiradores que desejam apreciar, aprender mais ou comprar pinturas, esculturas, gravuras e quaisquer manifestações artísticas, mas não só. Continue lendo e aprenda mais.

Qual a importância de uma galeria de arte

A galeria de arte atua de forma fundamental na relação entre artista e público. Existem vários tipos de empreendimentos comerciais que variarão de acordo com o tipo e modelo. Cada galeria pode funcionar de uma forma e ter diferentes propósitos.

Basicamente, a galeria apoia o artista em vários aspectos, aonde o sucesso de um impulsiona o outro.

Além de expor as obras e disponibilizá-las para o público, os profissionais da galeria atuarão em uma série de trabalhos administrativos, organizacionais, entre outros, que serão úteis e fundamentais no desenvolvimento de uma carreira.

Esta intermediação pode ser feita entre artista e colecionadores/público, como de acervos de colecionadores para outros colecionadores/público também.

Como é o trabalho?

A galeria pode atuar com a curadoria, suporte, monitoramento, venda, promoção, precificação, transportação de obras, organização de exposições e todo o trabalho que envolve divulgação que serão importantes para que o público e eventuais colecionadores tenham acesso ao trabalho do artista.

Dependendo da galeria este trabalho é oferecido em partes ou de forma total dando suporte para crescimento e desenvolvimento, assim como a construção de um portfólio.

Um curador será o responsável por fazer a seleção de artistas e obras, além de aprender teoricamente sobre as técnicas aplicadas para poder passar estas informações aos interessados. Ela pode ter ou não funcionários e assistentes para ajudar.

Em galerias grandes, pessoas são designadas para dar assistência ao que o artista precisar para que ele/a possa focar em criar, por exemplo. Já as menores podem dividir o trabalho, de acordo com a disponibilidade.

Por que o artista não expõe sozinho?

Nem sempre o artista possui conexões, conhece burocracias, sabe precificar, dispõem de tempo para cuidar de certos aspectos de sua carreira, verba para alugar o espaço ou conhecimento deste meio.

Principalmente quem está começando. Já os mais experientes e consolidados, acabam tendo uma forma cômoda, prática e eficiente em continuar fazendo seu trabalho.

A galeria ao trabalhar junto com um artista, estabelece uma relação de confiança e ajuda mútua, aonde a galeria de arte oferece seus serviços, além de dar mais confiança, estabilidade e empresta seu status ao artista para maior confiança do público.

Uma boa analogia é em comparação com a indústria fonográfica, onde a gravadora e selo dão todo o suporte para os músicos que assinam contrato. Sem essa conexão, o caminho pode ser difícil se quiser chegar ao mainstream, fazer sucesso ou tornar a profissão rentável.

Diferenças entre museu e galeria de arte

O museu apenas expõem as obras de arte e não comercializa. Já a galeria vende as obras, além de todo o trabalho de curadoria, divulgação, suporte e demais aspectos para que o artista foque em sua criação.

Visitar uma galeria de arte é uma boa forma de conhecer novos artistas, apreciar obras, aprender sobre arte, passar uma tarde de lazer e agradável, já que não é obrigatório comprar algo para visitar.