O que é a arte realista contemporânea

terça-feira, 20 de junho de 2023 11:58:06 America/Sao_Paulo

A arte realista contemporânea é um movimento que representa pinturas muito bem executadas em mostrar os objetos como eles são usando técnicas avançadas. Saiba mais.

Arte realista contemporânea

O realismo contemporâneo tem subcategorias existentes como hyperealismo, photorealismo, pinturas narrativas, entre outros. Este movimento histórico tem como foco retratar a natureza perfeita com a arte, além de ser engajada com a conformidade e aceitação das coisas como elas são.

As coisas como elas são

Este tipo não tenta reproduzir o que algo poderia ser, dando atenção ao agora ajudando as pessoas a enxergarem a natureza frágil do dia a dia.

O resultado são uma arte que retrata o cotidiano e pessoas com realismo. O termo realista contemporâneo ainda não é oficialmente estabelecido e de consenso aceito pelos artistas do nicho, mas é um termo que existe e está sendo usado.

Portanto, se torna relevante para quem busca se aprofundar e ter mais conhecimento sobre suas obras da coleção de arte.

O moderno é mutável, assim como o realismo

Segundo a revista americana Realism Today, podemos ver muitos trabalhos representativos que podem ser reconhecidos como realista ou moderno.

O realismo costuma mudar, conforme o passar dos tempos, desde as cenas diárias retratadas pelo Gustave Coubert no meio do século 19, até as visões de John Sloan, Andrey Wyeth e Edward Hopper.

Além disso, o termo moderno também é mutável, com cada geração mostrando uma modernidade em relação aos seu tempo e a geração anterior.

O termo foi usado para definir a coleção de Sara Robyn em um museu de arte americano The Smithsonian em 2014, mostra que o termo é usado pelas pessoas do nicho.

Representação realista

O realismo moderno pode ainda ser descrito como uma pintura ou escultura que tenha nascido da abstração na arte moderna, mas que ainda assim represente coisas de um viés realista.

Este tipo de arte deixa pouco espaço imaginativo, pois representa a figura exata da aparência das coisas retratadas.

Ainda assim podem ser usadas técnicas tradicionais que podem ser consideradas modernas, com apelo representacional do momento.

É um nicho crescente que ainda ajudam a entender modos e costumes de certas épocas, com olhar sem interferências das interpretações pessoais do artista, de forma pouco subjetiva.

Em outras palavras, mostrando aspectos da realidade moderna mostrando o mundo como ele é, aceitando de forma crua e verdadeira as formas e estéticas das pessoas e dos objetos.

É muito comum ter retratos usando diferentes métodos ou cenas cotidianas nas artes de realismo contemporâneo podendo ter vertentes que exploram o uso de hyperealismo fantástico, mostrando que o movimento é diverso e plural para todas as formas de expressão.

É um movimento que fez contraponto com o expressionismo abstrato indo ao contrário do mundo ideal, mas ligado ao real sem uso de sentimentalismo.

É uma forma de arte que ajuda a expressar como o mundo está atualmente, de acordo com a experiência pessoal de cada artista, que enxerga o mundo de pequenos recortes realistas.