Mais do que o Recife: a importância de Cícero Dias para a História da Arte brasileira

sábado, 17 de julho de 2021 16:07:49 America/Sao_Paulo

Cícero Dias - Divulgação - Site Oficial

Cícero Dias - Divulgação - Site Oficial

Dono de uma extensa e belíssima carreira, Cícero Dias ficou conhecido na história da arte brasileira por pintar a extensa e memorável tela “Eu vi o mundo... Ele começava no Recife”, obra que foi chamada por muitos de a “Guernica Brasileira” por seu tamanho e suas características. Cícero Dias foi também um dos pioneiros do modernismo e um dos artistas plásticos brasileiros com mais reconhecimento no exterior.

Cícero Dias – Sem Título

Cícero Dias – Sem Título

A Abstração Lírica de Cícero Dias

Cícero, além de ser um dos pioneiros do modernismo no Brasil, também trouxe até o nosso país a abstração lírica, estilo artístico que estava em plena ascendência quando Dias morava em Paris. Nas obras de Cícero, a abstração lírica é facilmente notada em telas que possuem formas não muito definidas, em sua maioria círculos bem contornados. Esse estilo no entanto não exclui a organização e o respeito à disposição que suas obras faziam questão de apresentar.

O ponto chave para o reconhecimento de uma abstração lírica é a representação na tela do sentimento e da emoção que o artista vive no momento da construção da obra. Outro fator importante, se não o mais importante dentre as características de suas abstrações líricas, eram as cores fortes e com tonalidade saturada.

Cícero Dias - Entropia

Cícero Dias - Entropia

As obras Figurativas

Não é de se espantar que as obras figurativas de Cícero Dias fizessem, em sua maioria, representação a figuras e ambientes nordestinos. Assim como esta presença é natural e esperada a quem conhece a biografia do artista, a ideia de que ele viesse a outros estilos e saísse deles também é comum. Com o figurativismo não foi diferente.

Seguindo o que o mundo e principalmente a Europa traziam como tendência, Cícero caminhou com brilhantismo pela Figuração. Os críticos avaliam suas obras de forma bem humorada ao dizer que seus traços figurativos representam a realidade de forma mais fiel que ela própria. O domínio de Cícero sobre as técnicas faz com que cada elemento utilizado seja indispensável. O ambiente, a luz e a sombra traziam a emoção que o pernambucano gostaria de transmitir.

Cícero Dias – Sem Título

Cícero Dias – Sem Título

Mas afinal, qual era o estilo de Cícero Dias?

Em entrevista ao Estado, Cícero diz não se importar com classificações e não gostar de etiquetas. Na conversa, Dias não negou que o artista russo Marc Chagall foi uma de suas influências na arte, como muitos críticos costumavam apontar. Afirmou entretanto que essa influência se deu muito no início de seus trabalhos com a arte e que a semelhança de suas obras com as de Chagall teve mais de coincidência do que de influência.

Cícero Dias – Uma Bicicleta

Cícero Dias – Uma Bicicleta