Hércules Barsotti: 11 pontos para entender suas obras

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024 08:00:26 America/Sao_Paulo

Hércules Barsotti (1914-2010) é um dos nomes de destaque do neoconcretismo com suas obras sendo valorizadas dentro do Brasil e internacionalmente.

Usava geometria rigorosa usando matemática com linhas perfeitas calculadas, mas com abstração e liberdade criativa, sem seguir uma racionalidade em um movimento batizado de neoconcretismo.

Abstração, criatividade e interação marcaram o movimento surgido nos anos 50. Hércules Barsotti se relacionava com os artistas do grupo do manifesto como Lygia Clark, Ferreira Gullar e Hélio Oiticica. Também conviveu com Alfredo Volpi que visitava seu atelier com Willys de Castro.

Neste artigo entenderá 12 pontos cruciais para entender mais sobre seu trabalho. Confira.

 

1. Uso de nanquim

No começo usava nanquim e não explorava uso de cores. No entanto, isso mudou ao longo de sua carreira onde passou a fazer experimentações com tons diversos.

2. Imagens tensas e quebradiças

Suas telas possuem imagens tensas e não seguem uma lógica.

3. Formas impessoais

As formas usadas são descritas como impessoais por críticos, assim como é inusitado no uso de formatos de telas.

4. Curvatura e volume

Usando curvas, seus desenhos ganham volume sendo um destaque na composição quando usada de decoração em qualquer ambiente.

5. Densidade

Ao mesmo tempo em que usa linhas rígidas, curvatura, volume e um espaço criativo, seus trabalhos são densos mostrando profundidade, tanto no visual, quanto na expressão poética.

6. Uso de cores e formatos incomuns

Este é uma das características mais atrativas, a não obviedade e a criatividade fluída. Usou elipses, losangos, hexágonos, pentágonos.

7. Desequilíbrio dos campos de cor

Se no começo não usava cores, em determinada fase de sua carreira proporcionava um desequilíbrio dos campos de cor.

8. As formas flutuam

Muitos de seus trabalhos parecem flutuar da parede, bagunçando o ponto de vista do expectador levando interatividade, dependendo do lugar de observação.

9. Uso da tridimensionalidade

Suas formas geométricas dão uma ilusão de tridimensionalidade a suas obras, transformando em portais criativos.

10. Relação ambígua entre a forma e o fundo

A forma e o fundo fazem uma relação ambígua, pois elas parecem não conversar, ainda sim sem causar desconforto, pois existe harmonia estética.

11. Inclusão de poetismo em suas obras

Carregadas de emoções, as linhas, cores e densidade dos trabalhos de Hércules Barsotti fazem um ar poético. As pessoas se sentem de diferentes formas com uso da abstração das formas com suas linhas claras da geometria calculada, mas não racional.

 

Hélio Barsotti para sua coleção de arte

Hélio Barsotti é um artista para se ter em sua coleção de arte e um nome valorizado no movimento neoconcretista tendo exposto no Brasil e fora. Em vida produziu bastante, mas parou os trabalhos por volta de 2004, conforme conta em entrevista na época para o lançamento do livro de Willys, que foi seu parceiro de atelier.

 

Hélio Barsotti para decoração

Para quem busca uma decoração artística da casa ou escritório, seus trabalhos transformam o ambiente e hipnotizam, se integrando com os espaços e os valorizando de forma única e especial.