Emanoel Araújo: técnicas e composições de suas xilogravuras e esculturas

quinta-feira, 14 de março de 2024 10:18:00 America/Sao_Paulo

Emanoel Araújo é um artista brasileiro de grande renome nacional e internacional. Neste artigo conhecerá mais sobre aspectos de suas xilogravuras e esculturas, segundo suas próprias explicações. Continue lendo e confira sobre algumas técnicas, criações e composições.

Xilogravuras de Emanoel Araújo

Emanoel Araújo pensava antes de forma preliminar nos seus trabalhos se ajustando ao material. Começou fazendo gravuras em preto e branco e depois foi evoluindo usando cores, incluindo imagens da cultura europeia.

Teve uma fase de suas gravuras onde fez temas eróticos. A próxima fase usou abstrações geométricas com influência africana e afrobrasileira inspirada na arquitetura baiana.

A partir de uma reflexão em que uma gravura começa de forma tridimensional e quando é aplicada em papel se transforma em 2D, passou a fazer experimentações de aplicar o 3D nas chamadas de gravuras de armar da década de 70.

Esculturas de Emanoel Araújo

Das xilogravuras transitou para as esculturas, pois já fazia paineis em concreto e paineis arquitetônicos em Salvador na Bahia.

Os paineis de concreto foram os primeiros. De tamanhos grandiosos com 14 metros decorando fachadas.

Um dos seus paineis mais famosos é o da creche do Itamaraty juntando concreto, xaxim e água. Ela era um painel vivo, pois umidificada deixava propício para nascer vegetações e plantas fazendo uma obra viva e mutante.

No parque Ibirapuera Emanoel Araújo contribuiu com esculturas diversas durante sua carreira. Uma delas possui inspiração em uma aranha na parte externa. Usando metalúrgica e algumas vezes fazendo matrizes em maquete.

Esculturas viscerais

No entanto, o artista explica em vídeo de 2019 para a revista Bravo, que suas esculturas são viscerais e gestuais. Então, ultrapassando o senso matemático das linhas geométricas perfeitas.

Aplicava ponto e contra ponto usando cores vermelho e preto harmonizando com a arquitetura. Depois, passou a se dedicar a fazer apenas esculturas na cor branca.

O motivo era um interesse na luz que os planos produziam. Usando os planos baixos e altos direcionou a luz apenas em uma direção ou invertendo para desencontrar em um fluxo definido pelo artista.

Brincava com as formas

Se dedicou a série de movimentos curvos e retos brincando com as formas. Além disso, utilizava vazados fazendo jogo entre verticalidades com influência barroca.

Também usou madeira natural em paineis e biombos em ipê roxo e pinho de riga. Experimentou com linhas e formas fechadas.

Entre suas técnicas utilizadas está o sutamento quando juntava linhas em lâmina com ângulos. Suas esculturas são todas tridimensionais adicionando espaço, formas e movimento com suas obras.

Esculturas com influência religiosa

Em uma de suas séries juntou as esculturas geométricas com procedimentos religiosos da Bahia iorubá dos santos e orixás africanos com junção de planos, recortes, vazados, luzes e formas.

Emanoel Araújo foi um artista generoso, criativo, competente e dominava técnicas. É um nome fundamental da arte brasileira tendo contribuído muito em vida. Seus trabalhos adicionam valor para coleções de arte e suas xilogravuras e esculturas tendem a ser valorizadas com o seu crescente reconhecimento internacional.