Como montar uma Gallery Wall

segunda-feira, 11 de dezembro de 2023 10:00:00 America/Sao_Paulo

Gallery Wall é uma forma de adicionar arte dentro de casa de uma forma intimista, criativa, que expressará seus gostos pessoais, inspirará, acionará memórias ao fazer uma curadoria e deixar em destaque em uma parede elementos em forma de quadros, pinturas, fotos, obras, gravuras, etc.

Também fará parte do décor de uma maneira casual adicionando texturas, imagens e símbolos afetivos em um determinado cômodo.

Como montar uma Gallery Wall

Se já aderiu a ideia de montar uma Gallery Wall daremos dicas para fazer a curadoria e montar a sua galeria de arte pessoal. Confira!

Planejamento e curadoria

Tudo pode começar com uma ideia ou conceito que reflita seu lado pessoal. Será algo que estará na parede da sua casa por um tempo, por isso deve ser algo planejado ou temático.

Não é muito recomendado ir pendurando de forma indiscriminada. Se planejar e pensar antes terá um resultado harmônico e que fará parte do seu décor de forma integrada.

Se já gosta e coleciona arte, qual seria a peça mais significativa, que represente algo que goste, que foi importante na sua vida, representou um marco ou que apenas agrade. Escolha dois principais que serão os destaques da composição e flutue o resto de forma complementar ou significativa.

Estética e significados

Pense nestas duas coisas na hora de fazer sua curadoria, como ficará esteticamente e os significados para os moradores da casa. Nesta hora, além de imagens, intercalar frases importantes que inspirem ou reflitam seus valores é uma forma de dar significado a sua gallery wall sem interferir na curadoria das obras de arte mantendo sua estética planejada.

Crie uma palheta de cores

Agora será a hora de pensar de forma harmônica na paleta de cores com tons e intensidades. Por exemplo, para um resultado vintage o dourado predominará.

Monte tudo no chão

Antes de sair furando a parede, faça uma prévia no chão com as peças de arteque escolheu. O que nos leva para o próximo tópico.

Formas geométricas e simetria

Dispor as artes montando formas geométricas é uma das melhores maneiras de começar. Você pode criar linhas angulares, brincar com tamanhos diferentes, deixar elas verticais ou horizontais.

Usar peças que tenham quase o mesmo tamanho dará um senso visual de coesão. Deixar em forma de prateleira alinhadas com diferentes tamanhos é uma indicação para os iniciantes que não se sentem confiantes em brincar com layouts.

Dê senso de perspectiva na disposição levando em consideração que elas fiquem de forma confortável para olhar. Então, nem muito alto ou baixo.

Adicione formas e texturas

Para variar nas formas retangulares e quadradas, adicione peças que tem formatos diferentes para adicionar diversidade. Por exemplo, algo têxtil, bandeiras, de formato arredondado, oval, que se conectem entre si.

Atenção nas molduras

Deixar as molduras da mesma cor confere coesão, usar apenas de cor preta dará uma atmosfera contemporânea, tudo branco será clássico. Optar pelas metálicas dão um toque de luxo, se for pelo dourado será vintage, paleta pastel é delicada.

Pense na impressão que gostaria de passar. Possui uma personalidade eclética e vibrante, pode brincar com diferentes molduras que dialoguem e façam sentido estético dentro do tema que escolheu.