Como avaliar se uma obra de arte é de qualidade?

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023 09:09:21 America/Sao_Paulo

Entender se uma obra possui qualidade, dependerá de análise e compreensão de seus elementos. Ao ter alguns parâmetros em mente conseguirá ter uma visão analítica e um outro olhar sobre desenhos, pinturas e esculturas.

Sete elementos da arte

Os sete elementos da arte são a cor, valor, textura, corpo, formato, linha e espaço. Elas podem ser usadas em conjuntura ou isolados para criar uma série de obras de arte indo do naturalista ao abstrato.

Os elementos da arte não se aplicam apenas a pinturas, mas para rascunhos, desenhos, esculturas, gravuras, decoração de interiores, espaços arquitetônicos, estruturas, etc.

 

Carlos Furtado 7

 

Regras formais ajudam na análise

Pense nos elementos como regras formais que darão uma definição artística. Existem também os princípios artísticos e trabalham em conjunto com os elementos.

São comumente definidos como organizacionais ou princípios do design. Isso inclui uma análise quanto ao balanço, unidade, harmonia, variedade, proporção, rítmica, movimento, repetição, padronagens e ênfase.

Elas são responsáveis por dar estrutura em como os elementos artísticos serão aplicados ou usados. Por exemplo, uma pintura com cor análoga ou complementar aparecerá harmoniosa e com balanço. Ela será agradável de olhar.

Se a cor estiver ao acaso, a obra parecerá sem sentido ou visualmente nada atrativa. No entanto, atingir variedade é um dos guias de princípios e as cores podem ser aplicadas em vários contrastes.

Um outro exemplo é usar linhas horizontais para dar ideia de movimento, as linhas ainda podem fazer parte de uma padronagem para dar ritmo. Em outras palavras, os princípios da arte determinarão como os elementos da arte serão usados.

Importância das cores

O valor da arte está ligado diretamente a cor, como faz parte e como é aplicado. Nós veremos as cores aplicadas em uma série de variedades em formas e efeitos enfraquecido, embaçado, brilhante, borrado, texturizado, contrastando, mais sério.

Aldemir Martins Flores do Meu Nordeste

Isso causará diferentes emoções, fazendo nos sentir alegria, melancolia, susto, surpresa, etc. Então, o que determina os efeitos diferentes que as cores provocam?

Isso incluirá graus de saturação e intensidade, sua temperatura que criará um humor com tons, sombras com esquemas de cores que incorporará as primárias, secundárias e terciárias.

Existe toda uma ciência das cores, pois elas guiam as ondas de luz que chegam aos nossos olhos, com fotoreceptores específicos que nos permitem ver um espectro de luz visível.

O espectro inclui as cores vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, indigo e violeta. Algumas cores são absorvidas ou refletidas.

Agora que você entendeu alguns princípios básicos sobre avaliação de arte quanto a cores, regras e seus elementos poderá se aprofundar nesta análise para aprender a avaliar obras de arte e guiar melhor as escolhas.

Aldemir Martins - Paisagem

Faça um treino e observe sua obra de arte favorita pensando nos quesitos que citamos e escreva uma análise crítica. Não esqueça de pontuar os sentimentos e emoções que elas provocaram em você, as impressões e impactos.

Converse com especialistas e aprenda mais sobre estilos e técnicas aplicadas naquela obra para aprofundar seus conhecimentos e ter outras visões.