Rubens Ianelli: arte com figuras geométricas que se desdobram

sexta-feira, 29 de setembro de 2023 11:39:00 America/Sao_Paulo

Rubens Ianelli é um artista plástico que carrega em seu sobrenome o legado de artistas proeminentes do modernismo brasileiro. Continue lendo e entenda seu processo criativo, uso de técnicas, desdobramentos e uma prévia do que é encontrado nas suas exposições.

Rubens Ianelli

Para quem coleciona arte, as obras de Rubens Ianelli possuem prestígio, além de qualidade artística e técnica que apenas valorizará conforme os anos passarem. Além disso, possui bons preços de compra para investimentos.

Em colaboração do Museu Afro e a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Rubens Ianelli lançou um livro em 2013 com pinturas coletadas de seu acervo dos últimos seis anos a partir da data de publicação.

Quem gosta de sua arte encontrará uma espécie de catálogo, que será muito útil para colecionadores, como ter uma impressão de qualidade de seu trabalho para prestigiá-lo e fomentar o artista nacional.

Uso de figuras geométricas

Rubens Ianelli usa predominantemente figuras geométricas com percurso artístico usando técnicas, além de um rigor e trabalho minucioso. Possui referências modernistas, construtivistas com influência indígena.

As formas são calculadas a rigor com medidas e cálculos precisos que se transformam em pintura em guache como uma espécie de matriz, que podem ser aplicadas em projetos com aço usando técnica de corte e desdobramento ou madeira para criação de esculturas.

Também faz trabalhos em azulejo com murais. Com uso de estudo e aquarelas pintadas a mão que vão ao forno e depois transformados em placa para serem expostos com durabilidade e primor.

A geometria usada por Rubens Ianelli liberta da representação fiel da imagem para partir a outras linguagens com abstração, que podem ser vistas nas obras do artista.

Olhando para as figuras é possível ter sua interpretação pessoal remetendo a lembranças ou mesmo a arquitetura. Um de seus últimos trabalhos, Rubens usou restos de madeira comidas por cupim, que foram pintados depois e lembram a estrutura de cidades.

Mar e montanhas

O mar e montanhas foram inspirações para algumas de suas pinturas com repetição de padronagens que remetem a paisagens que acalmam e inspiram reflexão e meditação.

Alef 

O Alef é uma palavra que quer dizer o início ou primeiro. É uma pintura a óleo sobre tela, que foi desdobrada em esculturas em ferro, como em papel paraná, bambu e pvc para dar aspectos tridimensionais. Alguns foram expostos no Museu Afro, como em outras instalações recentes.

O artista ainda transforma suas ideias para instalações maiores e que as pessoas possam se sentir imersas. Este é apenas um exemplo de suas obras que não acabam na pintura, mas que se transformam em outras peças mostrando sua versatilidade.

Processo criativo

Seu processo criativo envolve primeiro o desenho, que evolui para estandartes que são transformados em pinturas e esculturas.

Rubens Ianelli explicou para a Fundação Pró-Memória de São Caetano, que o desenho é fundamental, sendo considerado peça-chave de suas composições. Ele explica que desenhos bem desenvolvidos podem ser transformados em pintura com uso de matéria e de cores.