Paulo Whitaker: 5 pontos fundamentais para entender suas obras

quinta-feira, 20 de abril de 2023 09:45:00 America/Sao_Paulo

Paulo Whitaker é um artista brasileiro especializado em arte contemporânea bem reconhecido de forma nacional, quanto internacional. Para saber mais sobre seus quadros e desenhos, continue lendo.

1. Paulo Whitaker usa estêncil

Uma das técnicas de Paulo Whitaker é usar uma mistura de tinta spray com óleo usando o estêncil com moldes feitos de papel ou máscaras. Desenhos são recortados deixando a forma da prancha estampada.

Esta técnica envolve colocar os moldes vazados de formatos variados para criar figuras no quadro ou qualquer outra superfície. A aplicação pode ser feita em quadros, como em paredes dando profundidade, textura, camadas, efeitos diferentes.

Paulo Whitaker - Figura

Proveniente da street art, o estêncil possui um apelo forte de forma gráfica, tem o estilo de protesto, além de ter como elementos a rapidez e praticidade.

2. Faz experimentação dinâmica

Ao usar o estêncil de diferentes formatos, Whitaker vai experimentando uma forma na outra, marcado por uma dinâmica fluida que conversará de maneiras diferentes, conforme seu conhecimento empírico acumulado até aquele momento.

Portanto, poderá se guiar através de uma série de pensamentos e sensações, conforme suas vivências, experiências e tudo o que aprendeu até ali para ter uma impressão.

Paulo Whitaker - Formas

3. Seus quadros mostram um histórico de criação

O artista ao sobrepor figuras em seus quadros conta uma história em que as pessoas poderão ver momentos de suas tomadas de decisões, onde mudou o percurso, etc.

É interessante observar como estes processos foram feitos, além da ordem de aplicação acompanhando a mente do artista nos processos de construção do quadro ou desenho.

4. As formas são ressignificadas

As figuras colocadas no estêncil são ressignificadas, conforme o artista experimenta na tela. Desta forma, ele acaba dando formatos novos e formas de se enxergar as formas, curvas, profundidade, cores. Além disso, através de sua abstração, consegue expandir o conceito de espaço e tempo.

Paulo Whitaker - Oratório

Elas dará perspectiva espacial, com estruturas e configurações nada convencionais ou esperadas. Portanto, de forma calculada e espontânea elas tomam caminhos nada óbvios dando um toque de imprevisibilidade.

5. Formas evocam desconforto e plenitude

Em suas próprias palavras, quando cria suas obras, o artista fica em um estado pleno de paz, mas que lhe causa um pouco de desconforto, como uma espécie de estado de suspensão.

Da mesma forma, é possível acalmar ou excitar a mente ao observar os quadros de Paulo Whitaker, pois com foco e observação, vários elementos surgirão na cabeça enquanto observará as decisões feitas, formas e profundidade.

Paulo Whitaker é um artista contemporâneo que vale a pena conhecer e dar olhares mais longos para quadros. Se ficou com alguma dúvida, deixe um comentário ou entre em contato para saber mais do acervo disponível do artista para compra, compor coleção ou saber de exposições.