Os muros grafitados e as obras coloridas também em preto e branco de Speto

quinta-feira, 20 de maio de 2021 19:25:16 America/Sao_Paulo

Speto - Pássaro - Grafite

Speto - Pássaro - Grafite

Nascido em São Paulo, em 1971, Paulo Cesar Silva, conhecido no meio artístico cultural como Speto, é um artista plástico brasileiro conhecido mundialmente por seus trabalhos no grafite e gravuras.

Grafiteiro por natureza, a história artística de Speto se inicia ainda muito novo, como uma brincadeira, tendo um avô sambista e um irmão violinista, o que já seria mais do que suficiente para realçar suas veias artísticas.

Mas, pode se dizer que as veias do grafite se saltaram quando Speto assistiu ao filme Beat Street. A partir daí, deu os primeiros passos e seguiu em um movimento que é conhecido como a Primeira Geração do Grafite de São Paulo, junto com “Os Gêmeos” Otávio e Gustavo Pandolfo e Jaime Prades.

Speto - Painel Museu Afro – Grafite

Speto - Painel Museu Afro – Grafite

Arte, conhecimento, São Paulo

Em uma época quando não existia no que se basear e a internet não possibilitava o conhecimento rápido do que acontecia no mundo, Speto se baseou na técnica da gravura para se especializar no grafite.

Mesmo com a dificuldade e falta de agilidade na informação, com muita pesquisa e busca por conhecimento artístico o Grafiteiro norte americano “Mode 2” chegou ao seu conhecimento e foi fonte de muita inspiração, assim como o Rock e o Hip Hop que estavam em uma exponencial crescente no território brasileiro.

Em seus primeiros trabalhos, Speto sentia que suas artes eram incompreendidas numa época em que o grafite não era “cool” e ainda era visto por muitos como um vandalismo. Nessa época, também trabalhou em revistas como ilustrador e junto com os artistas da primeira geração do grafite, Speto decidiu invadir São Paulo com sua arte. O movimento começou pelo centro da cidade para as partes periféricas e nunca mais parou. De lá pra cá, é difícil ver uma bela paisagem da capital paulista que não esteja ainda mais valorizada com um de seus muros e suas características pinturas.

Speto - Rua da Consolação - Grafite

Speto - Rua da Consolação - Grafite

O lado “comercial” e a “marca Speto”

Com o passar dos anos Speto viu a necessidade da criação de uma característica única de suas pinturas e a criação de um estilo próprio que identificaria suas obras. Isso lhe traria o reconhecimento que desejava para além da fama e do dinheiro: a leitura de suas obras como a arte verdadeira que elas realmente eram.

Beco do Batman - São Paulo

Beco do Batman - São Paulo

A pintura de sereias que para ele dão a ideia de valorização da mulher, pessoas com olhos grandes e com traços fortes e marcantes, são algumas dessas características e marcas de seus trabalhos. Além de estarem por toda a paisagem da cidade, o grafite ganhou muito espaço completamente a ele dedicado, como o “Beco do Batman”, local de muitas obras de Speto.

Speto – Lara, Mãe d’água - Serigrafia

Speto – Lara, Mãe d’água - Serigrafia

Os anseios, sentimentos e curiosidades de Speto

Improviso, sentimento, intuição, emoção e serenidade são os artistas internos das obras de Speto. O preto e o branco em um colorido preto e branco, já que, com suas palavras, “preto e branco são cores e não a falta de cor”. Speto pinta no modo deixar rolar e gosta dos muros porque o trabalho fica apenas entre eles. Não lhe cobram prazos, valores, gostos. Ali, a liberdade reina.

Seu primeiro grande muro foi grafitado em 2008 em Roterdam, na Holanda, e o seu maior, na lateral do Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

Speto - Centro de Eventos do Ceará – Grafite

Speto - Centro de Eventos do Ceará – Grafite

A música teve grande influência na carreira do artista. Speto participou da idealização das primeiras identidades visuais de bandas como o Planet Hemp, O Rappa e Raimundos. Também participou de grandes campanhas publicitárias e pintou para blocos de Carnaval.

Fã da Arte Naif e da cultura pop, Speto gosta de Viver o presente, de se alimentar bem, de manter suas práticas saudáveis, fazer ioga e customizar o bairro onde mora, a famosa e paulistana Vila Madalena. O artista também compara muito o Grafite ao futebol. Para ele há uma multidão de jeitos, formas, ideias pessoais, e uma arte com muitos aspectos comuns entre si.

Iniciado na arte de maneira quase marginal, hoje Speto é reverenciado mundialmente por seu estilo e pela originalidade das obras que enriquecem as paisagens de São Paulo.