Manoel Novello: a arte urbana com conceitos de arquitetura e geometria

segunda-feira, 15 de agosto de 2022 08:00:45 America/Sao_Paulo

Manoel Novello é um arquiteto carioca formado em artes visuais que usa pintura, fotografia, desenhos e instalações para explorar obras geométricas com senso de arte urbana.

A arte urbana com linhas geométricas de Manoel Novello

Manoel Novello possui um olhar diferenciado quando olha para as formas das cidades e dos espaços urbanos envoltos de caos e ordem. Os prédios, paredes e construções formam linhas e através de seu olhar viram desenhos de onde tira suas inspirações, seja no Rio de Janeiro da Baía de Guanabara, Praia das Pedrinhas ou em qualquer outro local em que esteja de passagem em suas viagens.

Novello pinta em seu ateliê de frente para uma vista ampla com varanda onde usa diagonais, horizontais e verticais sobrepondo linhas que dão sensação de profundidade, além de trabalhar cores.

Nascido em 1961 na cidade maravilhosa, usa seu ponto de observação em que tem um olhar artístico e criativo para compor suas obras. Expressa a parte urbana universal representada através de relações espaciais formadas por traços e linhas.

 

Manoel Novello

Toque humano em meio a geometria

É aberto a leituras próprias que representam paisagens com influências humanas. Segundo Manoel Novello explica em um vídeo de seu canal, ele acrescenta um toque humano com pequenas imperfeições, com marcas de seu pincel, em borrões e vazamento de cores de um campo para o outro que são únicos.

Contando histórias com arte

Fazendo isso de forma controlada e planejada, o arquiteto artista plástico consegue contar histórias usando linhas diagonais formando vetores que representam fluxos, assim como ocorre nas cidades de formas ordenadas ou cruzadas.

Como é seu processo criativo

Primeiro, ele traça uma malha sob perspectiva isométrica que será a sua base e desenvolverá o restante onde criará um problema trivial que ele tentará resolver com a pintura até atingir uma imagem que o satisfaça.

Seu processo criativo é natural e possui um fluxo constante, mas de pouco em pouco. Usa uma série de elementos que darão corpo com volumes, diagonais, vetores e traços contínuos ou interrompidos.

A cor dará a sustentação da imagem atrelada a cores vizinhas que influenciam umas às outras que resultem em uma comunicação positiva ao final do trabalho com o espectador.

 

Como dá nome a suas obras

Novello conta que na maioria dos casos dá o nome das obras após estarem prontas e complementa a formação da imagem final.

Explorando a beleza das cidades em meio a banalidade cotidiana

É muito comum passar desatento pelos prédios e construções em meio ao ritmo intenso que a vida moderna proporciona de um fluxo desenfreado. Manoel Novello consegue captar através de seu olhar, a arte e beleza através do aparente caos dando amplitude e sentido, mas sem perder conceitualidade.

O artista é generoso e deixa que o espectador tenha a sua própria interpretação de uma imagem, conforme suas referências, memórias, contexto e afetos em relação ao urbano que a obra representará da beleza da vida cotidiana, que acaba ficando em segundo plano, mas não menos importante.