Dicas para expor obras nas galerias de arte

segunda-feira, 12 de junho de 2023 15:28:00 America/Sao_Paulo

Começar a expor obras em galerias de arte é um dos primeiros passos para a profissionalização, reconhecimento e crescimento.

Estes ambientes são ótimos locais para mostrar o trabalho, atingir públicos interessados e conseguir monetizar as obras, mas também fazer uma rede de conexão com curadores, outros artistas e colecionadores. Continue lendo e aprenda.

Dicas para ter suas obras em galerias de arte

As galerias de arte estão acostumadas a ter contato com novos artistas. Em outras palavras, podem existir centenas de contatos todos os meses e nem sempre um retorno será garantido por uma série de motivos.

É preciso pensar que a galeria faz parte de um nicho em que a venda e compra de artes é comum, por isso é preciso ter uma avaliação da arte para saber se ela se encaixa no lado comercial do local. Este pensamento é uma das primeiras etapas para começar a ver a arte como um negócio.

Então, muito mais do que ser excepcional em criar obras incríveis, é preciso desenvolver um lado de negociação e de construção de relacionamentos com contatos com pessoas da área, além dos curadores e demais funcionários da galeria de arte.

Tenha um portfólio consistente

Se a premissa é ter sua obra exposta em galerias de arte, deve ter no mínimo um portfólio consistente para avaliação. Um número bom seria pelo menos umas 30 obras.

Tenha fotos em qualidade

Não será possível andar com suas obras para todos os lados, portanto é importante investir em fotos profissionais de qualidade para mostrar quando a oportunidade surgir.

Invista em um site

Nem sempre será possível ter uma reunião presencial com o curador da galeria de arte, portanto é preciso digitalizar sua arte através de um site básico que tenha as obras e suas informações de contato e biografia.

Fazer isso aumentará a exposição das obras não apenas para quem trabalha em galerias, mas para o público em geral.

Estude as obras das galerias

Saber se a arte se encaixa dentro da seleção dos artistas da galeria que você deseja expor, exigirá muito trabalho de pesquisa em saber quais obras estão em exposição e venda atual. Pesquise sobre os artistas também para aumentar suas chances.

Converse e estabeleça um relacionamento de troca

Entrar em contato será apenas o primeiro passo. Mas, conseguir estabelecer um relacionamento saudável de troca será o ideal.

Isso não quer dizer entrar em contato insistentemente sempre se apresentando da mesma forma ou persistindo mesmo com uma resposta negativa.

Se sua arte não se encaixa na galeria, parta para a próxima da lista e tenha foco em seu trabalho. Você pode aguardar até o momento de sua carreira em que suas obras se equiparem ao modelo de negócios que o local trabalha ou não. Mantenha a cordialidade e as oportunidades podem surgir.

Se encontrar uma abertura, inicie um relacionamento a base de conversas, disposição para trabalho e com os interesses alinhados, transparentes, de forma profissional e consistente em que ambas as partes ganhem.