Dicas para escolher a moldura das obras de arte

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022 15:12:00 America/Sao_Paulo

Nos anos 80, a pioneira Sarah Charlesworth fez uma colaboração com o especialista em moldura Yasuo Minagawa. Ao colocar molduras de laca em volta de suas fotografias deu uma impressão de tridimensionalidade ao fundo de suas imagens. O resultado era limpo, monocromático e as fotografias ganhavam vida.

Desde então, diversas parcerias foram feitas com artistas como Elisabeth Murray, Dan Coley e Jennifer Barlet. Nos dias de hoje, os contemporâneos ainda usam o efeito de dupla dimensionalidade incorporando molduras em suas fotografias.

A arte foi feita para ser vista, por isso da mesma forma que a moldura funciona, outros elementos como iluminação efetiva, uma curadoria inteligente e uma escolha de cores, acabam tendo importância central na apresentação do trabalho.

Enquanto as galerias e instituições possuem conhecimento e recursos para fazer estas escolhas, para os colecionadores pode ser uma tarefa difícil.

Importância da moldura

Uma boa moldura deve proteger a obra, enquanto conjura uma sinfonia visual com o trabalho e seu entorno. Tudo dentro do orçamento do colecionador, além de estar suscetíveis a mudanças impostas por tendências.

Será provável que se use molduras diferentes para cada obra, já que elas terão diferentes valores monetários e intelectuais. Por exemplo, achar uma moldura para um desenho em papel delicado é diferente do que achar uma para uma fotografia.

As galerias costuma ter um especialista em moldura com conhecimentos em relação a estes aspectos citados. Então, antes de fazer uma busca nas lojas de departamento, vale falar com alguém com conhecimento que possa guiar os próximos passos ou achar um local especializado.

Proteção é o principal objetivo

Pense no relacionamento da arte com a moldura a longo prazo em termos de proteção. Afinal, será a responsável por deixar longe a poeira, os raios ultravioletas, contato físico e outros fatores externos que poderão danificar a peça de arte.

Deve ser reversível

Além da proteção de fatores externos, a moldura ainda deve ser reversível sem estragar a peça por dentro.

Para proteger a parte da frente e de trás deve-se usar materiais que não liberem ácido com o longo do tempo como acontece com o papelão e plásticos. O melhor é escolher madeira ou tecido de algodão especial.

Um especialista em molduras para obras de arte conseguirá indicar o que usar na hora que for proteger a peça de forma interna, incluindo os métodos para diferentes orçamentos.

Existem materiais bons, mas que tem preços mais elevados como o plexiglass para proteger de forma externa, pois é anti-reflexo e tão delicado que forma uma camada invisível. Costuma ser a escolha de museus e colecionadores de alto escalão.

Apesar de ter opções para todos os orçamentos, é preciso ter em mente que a escolha da moldura deve ser guiada com um pensamento consciente sobre o futuro.

Afinal, ela será a responsável por manter o valor da obra com o passar dos anos e aumentar seu tempo de vida. Portanto, é um aspecto importante. Faça pesquisas e converse com especialistas.