Como iniciar uma coleção de arte?

quinta-feira, 15 de setembro de 2022 14:15:29 America/Sao_Paulo

Iniciar uma coleção de arte pode parecer uma ideia distante e indicada apenas para pessoas com muito dinheiro. No entanto, para quem possui este desejo, saiba que a tarefa não é impossível e acessível para diferentes bolsos.

Confira nossas dicas que poderão ajudar nas etapas para iniciar uma coleção e pode ser seguido por todos.

Investigue os motivos

Os motivos para começar uma coleção de arte pode ser diversa e ter isso em mente facilitará os próximos passos.

Pode ser por investimento, apoiar um artista ou apenas querer vários itens decorativos para compor ambientes. Estes costumam ser os mais comuns. De qualquer forma, é uma experiência subjetiva e pessoal que deve se tornar consciente.

Saber seus motivos ajudará a destinar seus esforços no começo com mais probabilidades de ter sucesso. Por exemplo, se a intenção é investir, as escolhas devem ser guiadas com mais cuidado com olhar crítico de artistas que tem mais chances de serem reconhecidos com o passar do tempo.

Afinal, o que se visa é um possível lucro. Para quem deseja apenas ter uma coleção pessoal, já pode ser guiado pelas suas preferências e gostos pessoais, conforme for aprendendo mais sobre arte.

Quem deseja preencher espaços já terá maiores opções sem critérios quanto a nome e valorização no mercado, mas garimpar entre artistas que compõem o estilo pretendido para a decoração.

Faça uma pesquisa sobre o que gostar

Enquanto estiver no caminho de descoberta de novos artistas, é recomendado que separe os nomes que gostar para fazer uma intensa pesquisa depois e aprender.

Comece pequeno

Preferir coleções pequenas de artistas emergentes ou que estão começando a ganhar reconhecimento é uma excelente forma de começar com orçamento limitado.

Faça uma busca online

Os sites de galerias de arte são eficientes para conhecer novos artistas e fazer as pesquisas. Fica mais fácil fazer uma comparação de preços e comparar obras. Usando a internet facilita o contato para conseguir mais informações de forma acessível e transparente.

Mantenha um diário

Se a intenção é começar uma coleção de arte por muitos anos, é recomendado iniciar um diário para registros. Desta forma, conseguirá ver a evolução da coleção e conseguir notar as mudanças de gosto ao longo do processo.

Tenha paciência

Pode levar muitos anos até artistas ganharem reconhecimento, se comprou uma como investimento deverá ter paciência.

Pense na conservação da coleção

A preservação das obras é fundamental para que elas valorizem durante os anos. Além de ter um local adequado, cuide dos aspectos burocráticos e de segurança.

Trabalhe com seu orçamento

É possível começar uma coleção de arte com diferentes orçamentos, trabalhar com a realidade facilita muito a procura e compra de obras.

Direcionando o quanto tem para investir é uma forma de se manter objetivo e evita que postergue demais a primeira compra. Fotografias e desenhos geralmente são mais acessíveis. Fique de olho nos segmentos e acompanhe seus artistas favoritos acompanhando sua evolução.

Acumule conhecimento

Pesquisas são fundamentais para acumular conhecimento e experiência. Além disso, estar bem informado protegerá de cair em fraudes.

Procure um especialista para ajudar no processo

Quando visitar galerias, anote as dúvidas que surgirem e não deixe de esclarecê-las não só do ponto de vista técnico, mas quanto a documentações e formas de legitimação com um especialista.