Claudio Tozzi: fatos de suas principais obras com suas explicações

quinta-feira, 9 de novembro de 2023 09:54:47 America/Sao_Paulo

Conheça abaixo informações sobre algumas obras famosas e interessantes do arquiteto e artista gráfico brasileiro Claudio Tozzi.

Pop art com mensagem política

Os trabalhos de Tozzi nos anos 60 representavam o dia a dia, como de passeatas do movimento estudantil da qual fez parte. Segundo contou em entrevista para a TV USP de 2018, ele fotografava o protesto, levava para o ateliê e transformava em arte gráfica.

Usando a linguagem do pop art, pegando elementos da publicidade e das histórias em quadrinho fez composições únicas e com mensagens fortes sobre a situação política da época nacional e mundial.

Mensagens de Claudio Tozzi

Claudio Tozzi explica que a arte é sempre uma atitude política, que resulta em uma ação e um reflexo. Quando é construída de forma estruturada e organizada, os quadros se tornam uma mensagem.

Apesar da influência gráfica de suas obras nos anos 60 do pop art, ao contrário do que acontecia nos Estados Unidos, com a mensagem a crítica ao consumismo em massa, por aqui Tozzi destacava as mensagens de cunho político fundamentado em crítica usando serigrafia.

Com a obra Guevara, Tozzi imprimia a arte em papeis simples de cartão para distribuir em locais específicos, ampliando a exposição com grandes públicos e aumentando o alcance de sua mensagem.

Obras públicas

Pensando em fazer arte para impactar um número grande de pessoas, Tozzi fez intervenções em prédios da cidade de São Paulo. Preparando a parede, lixando e depois finalizando com reboco, com aplicação da resina acrílica especial, massa acrílica e tinta acrílica. O artista aplicou stêncils, usou máscara com fitas, com as mesmas técnicas usadas no grafitti.

A Paisagem

Usou imagens figurativas como no quadro A Paisagem de 1976, que está em uma sala do Palácio da Alvorada, para criar paisagens com elementos da natureza. A obra mostra como a natureza deveria ser se estivesse preservada com as manifestações e suas formas espontâneas.

Já a obra do Palácio dos Bandeirantes mostra a importância da diversidade construída na cidade de São Paulo com ajuda do trabalho dos imigrantes. As formas acabam construindo pessoas, mas que não são identificáveis como indivíduos, mas formam uma massa, um coletivo.

Das mensagens diretas a subjetividade

Após sua fase de protestos com artes de mensagens diretas, passou a subjetividade com formas geométricas, texturas, cores, objetos, espaços, formas. Suas obras são representativas e dão uma visão sobre diferentes movimentos modernistas ocorridos no país.

Paz

Mostra uma mensagem de resistência usando um tema atual dos anos 60: a guerra do Vietnã. Enquanto no Brasil ocorria a ditadura, Tozzi representava o estado de espírito mundial após anos de arrastamento deste conflito internacional.

A Zebra

A pintura de 1972 que está exposta na praça da República foi feita em poliuretano sobre zinco com escala urbana. Época das loterias esportivas, representou uma mensagem irônica, pois as pessoas ficaram confusas se era uma obra de arte ou propaganda.

Claudio Tozzi para colecionadores de arte

Quem coleciona obras de arte, Claudio Tozzi é um artista nacional reconhecido e que será apenas valorizada, de acordo com passar dos anos.