A extensa temática de Aldemir Martins em suas Gravuras

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024 08:00:00 America/Sao_Paulo

Aldemir Martins abordou extensas temáticas com foco na brasilidade com especial atenção ao Nordeste em suas gravuras. Ele também abordou temas da natureza, pessoas, entre outros que representam paixões nacionais e importantes por aqui. Continue lendo e saiba mais.

Temáticas das gravuras de Aldemir Martins

Aldemir era um talentoso gravador usando diferentes técnicas como serigrafia. Nela uma matriz para reprodução de imagens são gravadas a partir de um desenho. Confira algumas temáticas famosas abaixo.

Sol do Nordeste

A representatividade do Nordeste de Aldemir Martins através da figura do sol é recorrente nas suas gravuras.

O artista depois de muitos anos de experiência conseguia fazer o sol em seu formato redondo sem recorrer a marcações e utensílios, segundo o seu filho e atual curador de suas obras, Pedro Martins, conta no documentário Os Cearences.

Cangaceiros

Segundo Aldemir Martins contou em uma de suas entrevistas, ele passou a usar a figura de cangaceiros quando foi viver na capital de São Paulo.

Esta figura forte era representativa dos homens do Ceará, local de onde veio e nasceu. Mas, não só, pois representava todo o povo do Nordeste. Uma figura forte e o inspirava em sua luta para ser reconhecido e conseguir trabalhar como artista.

Por ser um homem nordestino em sua essência, ele sentia sua representatividade validada para usar esta figura em suas gravuras. Se replicando e replicando o Nordeste.

Os cangaceiros povoam o imaginário popular brasileiro sobre a região, sendo de fácil reconhecimento. Bravura, força e coragem estão entre as principais características.

Galos

Como observador e replicador do que via, os galos foram muito recorrentes nas gravuras de Aldemir Martins com muitas opções e carregam sua assinatura estética. Um galo do artista é facilmente reconhecido e valorizado.

Aldemir Martins contou em uma conversa abaixo disponível no Youtube (link abaixo) de forma bem-humorada que galos são mais fáceis desenhar em comparação com galinhas.

Brincadeiras à parte, o animal representa uma figura forte do Brasil, principalmente no interior e sertões onde é comum ter criações domésticas.

https://www.youtube.com/watch?v=IGinX7JWBJw&ab_channel=ArthurBandeira

Futebol

A paixão nacional do povo brasileiro é o futebol. Por isso, o artista escolhia esse tema em suas gravuras mostrando diferentes representações. Popular e um tema que sempre será core da brasilidade. Fez gravuras de times e jogos deixando a camisa amarela da seleção oficial em evidência.

Pessoas

As pessoas são a alma de uma nação e o artista sabia representar diferentes figuras, principalmente as femininas de uma forma única e expressiva.

Flores

A replicação da flora é usada com uso de imagens de flores, buquês, vasos e em paisagens. Sempre escolhia as belas flores do Nordeste.

Frutas tropicais

As frutas tropicais são temas frequentes com destaque para o fruto caju, nativo do Brasil e muito apreciada no Ceará.

Peixes

A fauna brasileira não poderia ser deixada de fora nas temáticas de gravura de Aldemir Martins. Os peixes possuem importância na alimentação de comunidades pequenas com muitas espécies endêmicas.

Apenas no Ceará são 102 espécies, segundo informações do site governamental da Secretaria do Meio Ambiente.

Aldemir Martins usou muitas temáticas brasileiras com atenção ao Ceará e ao Nordeste em si, tendo feito gravuras de marinha, caranguejo, formigas.