6 dicas para quem está começando a colecionar arte

segunda-feira, 10 de julho de 2023 09:46:16 America/Sao_Paulo

Começar a jornada em colecionar arte pode ser um processo intimidador, mas que ao final das contas é uma atividade prazerosa, que não precisa ser envolta de ansiedade.

Existem alguns pontos que podem ser seguidos que guiarão uma mentalidade e ajudará no processo de descobertas e aprendizado. Confira nossas dicas.

1. Esteja disposto a ver arte

É interessante que os colecionadores estejam dispostos a ver todo tipo de arte e não se limitar a apenas ao que lhe agrada.

Por isso, é indicado a frequentar o maior número de galerias, exposições em museus e procure online. De forma contemporânea, uma possibilidade atual é o de procurar por arte nas redes sociais, um bom território para fazer descobertas, já que terá a chance de explorar.

Apesar de o digital dar possibilidades maiores, recomenda-se que não deixe de procurar por arte pessoalmente, observar estilos e ideias para saber avaliar ou reconhecer.

Fazer isso fará com que entenda o mercado quanto aos artistas, como desenvolver um olhar e saber o que procura.

Uma vez que tenha uma base sólida, será mais fácil de reconhecer o que gosta ou não dando mais assertividade para montar uma coleção de arte que agrade e seja rentável.

2. Faça sua pesquisa

Assim que estiver mais confiante quanto a suas preferências, terá uma ideia do que gosta em estilo e até em artistas. O próximo passo será se aprofundar no que pretende colecionar.

Para isso construa relacionamentos com curadores de galerias de arte para ter informações sobre novos artistas e tendências.

3. Não busque apenas tendências

Estar informado das tendências não quer dizer perseguir uma só porque ela está em alta. Antes de comprar uma obra será preciso ter os pés no chão e avaliar bem, além de ter feito uma pesquisa profunda. O foco deve estar no trabalho e não no buzz entorno dos artistas.

4. Se conecte com o que for colecionar

As obras precisam fazer sentido para o colecionador será importante na longa jornada de investimento. Então, no começo é comum escolher arte a nível pessoal de algo que inspire, relembre algo, que ajude a mudar percepções, etc. Além disso, a arte deve gerar uma impressão que dure.

5. Confira o impacto social do artista

Além de conferir as obras é importante pesquisar sobre o artista e suas atitudes e em quais causas ele é engajado. Desta forma, conseguirá apoiar e investir em impactos sociais contribuindo com a comunidade.

6. Aproveite os processos

Apesar de parecer estressante quando não se está acostumado com o mercado de colecionadores de arte, não se sobrecarregue ou se preocupe em seguir um roteiro sem flexibilidade. Faça sua história sem querer apressar processos e coisas, aproveite cada etapa para aprender.

Faça sua primeira compra de forma confortável em seu orçamento. Começar pequeno garantirá que vá aos poucos e permitirá ir progredindo, conforme ganhar mais confiança em suas decisões, mas sem torrar seu orçamento. O processo deve ser agradável e sem muitas regras pré definidas para que ele seja livre de estresse.