10 razões para comprar obras de arte

quarta-feira, 7 de dezembro de 2022 14:55:27 America/Sao_Paulo

Quando se trata de comprar obras de arte existem uma série de fatores que motivarão as pessoas a procurar por pinturas, desenhos e esculturas. Confira 10 razões que costumam criar identificação e são comuns.

1. Dar suporte

Colecionadores de arte dedicados sabem o valor da arte para a sociedade. Para dar suporte a esta paixão, apoiam exposições, galerias e artistas.

2. Fazer parte de uma comunidade

A comunidade dos colecionadores de arte tem uma forte conexão para discutir assuntos em comum e encontrar mais entusiastas que possam ajudar em sua caminhada de descobertas e aprendizados.

3. Para preservar a história

Ser dono de uma obra de arte é ter um pedaço da história com você. Muitos vão atrás de peças de artistas que tenham uma história de vida parecida, alguns buscam as edições mais bem valorizadas de artistas consagrados, mas que ao final das contas acabam ajudando na preservação e continuidade de peças de valor inestimável sob o ponto de vista histórico.

4. Ter a experiência de provar a excitação da busca

A sensação de descoberta de uma peça de arte envolve uma mistura de adrenalina, satisfação e recompensa. Ninguém pode explicar a sensação de finalmente encontrar uma peça que tanto buscava ou o caminho de descobertas.

5. Para decorar a casa

Decorar espaços com arte é uma das maiores motivações das pessoas comprarem uma obra. Chegar em casa e ver um quadro que agrade pode causar sensações de relaxamento e regojizo que não tem preço.

6. Para revelar a personalidade

As obras de arte são uma fonte poderosa de expressão de personalidade e gosto. Enquanto alguns se atém a certos estilos, outros investem em coleções dinâmicas para expressar seus vários lados.

7. Para contar uma história

De forma histórica, as coleções de arte eram grandes motivadores de conversas em encontros sociais com os gabinetes de curiosidades. Eles conectam e são interessantes, pois dão abertura para falar sobre o artista, sobre o estilo, a história de compra, etc.

8. Expressar emoções

A obra evoca sentimentos e emoções importantes, que podem ser símbolos de algum significado importante na vida da pessoa.

Quando existe a conexão a nível emocional, será muito mais pessoal, com uma profundidade que dará conforto ou euforia. Experienciar isso é algo legal e ajudará a ter uma validação do que sente e na expressão de coisas que não seriam possíveis em palavras ou na racionalidade.

9. Para se conectar com artistas

Muitos colecionadores são fãs de artistas por conta de sua história de vida e estilo de trabalho. Ter suas peças é uma forma de se conectar com a pessoa alvo de admiração. Dá para comprar peças de diferentes estágios da vida do artista e acompanhar a evolução de suas técnicas ao longo dos anos.

10. Para passar um legado

 Comprar arte pode ser uma forma de montar uma herança, assim como tem gente que deixa joias e posses, as obras de arte são itens valiosos que podem ser passados de geração em geração.