As temáticas, as técnicas e as obras de Tarsila do Amaral

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022 21:56:40 America/Sao_Paulo

Tarsila do Amaral

Tarsila do Amaral

Como já abordamos em outro artigo aqui do blog: A carreira de uma das maiores artistas brasileiras, Tarsila do Amaral. Tarsila foi uma das maiores artistas da história da arte brasileira, com expressão nacional e mundial. Em nossa primeira postagem falamos um pouco mais sobre sua carreira e sua biografia e nesta iremos falar um pouco mais sobre suas obras em si e a construção de seus elementos e técnicas.

A influência e as formas

Tarsila do Amaral era dona de um padrão de estética que não se encaixava dentro dos padrões dos artistas da época e nem mesmo dos padrões contemporâneos, o que mostra que ela era uma artista muito além de seu tempo. Em suas obras, as cores vivas eram extremamente presentes, assim como as formas geométricas em figurações. Muitos críticos consideram que o cubismo foi um dos movimentos de maior influência dentro de sua carreira, o que justifica muito do uso de figuras geométricas.

Tarsila do Amaral – Morro da Favela

Tarsila do Amaral – Morro da Favela

Entre as temáticas mais abordadas pela artista estão os temas sociais, o dia a dia dos brasileiros e as paisagens do Brasil.

O surrealismo foi outro movimento que influenciou seus trabalhos que fugiam das formas comuns. Nas cores, o verde e o amarelo também estavam muito presentes. Representar as cores da bandeira brasileira era algo pensado pela artista quando mostrava parte do cotidiano brasileiro. Podemos ver esses aspectos em obras como o “Pau Brasil”.

Tarsila do Amaral - Pau Brasil

Tarsila do Amaral - Pau Brasil

Inventora e inspirada pelos sentimentos

Tarsila era uma pintora muito inspirada pelos sentimentos e sensações que provinham do que vivia e era uma artista que inventava o que transpunha para suas telas. O que podemos considerar normal para uma artista que produziu obras desde os 16 anos de idade, mas que teve um contato mais profissional com a arte apenas 15 anos depois.

Tarsila do Amaral – A Negra

Tarsila do Amaral – A Negra

Alguns críticos consideram que a obra de Tarsila pode ser dividida em 3 grandes fases: a fase na qual ela foi inspirada pelos temas brasileiros, caracterizada pela obra “Pau Brasil”, outra fase na qual ela se inspirou em temas europeus e que foi influenciada pelo surrealismo e pelo cubismo do antigo continente, chamada pelos críticos e fase antropofágica, e a fase da Pintura Social, quando pintou temáticas sociais e o cotidiano brasileiro.

O que é unanimidade pelos críticos é a interpretação de que todas essas influências, esses temas e essas técnicas estiveram presentes durante sua reconhecida e premiada carreira.