As obras democráticas e a céu aberto de Tomaz Viana

quarta-feira, 27 de outubro de 2021 21:59:21 America/Sao_Paulo

Tomaz Viana

Tomaz Viana

Baiano de Salvador, Tomaz Viana é um jovem artista brasileiro muito reconhecido por seus grafittis. Dentro do grafitti, Toz, como é conhecido no meio artístico, também se propõe à criação de personagens e a partir deles a criação de objetos e esculturas.

Formado em Arte e Design, sua primeira exposição individual foi recente, em 2014, quando criou a exposição chamada de Metamorfose, no Centro Cultural Hélio Oiticica, no Rio de Janeiro. Um ano depois expos no exterior, em Paris, desta vez na chamada Instalação Vendedor de Alegria.

Mesmo jovem e com sucesso recente, Tomaz vem mudando o entendimento da arte no Brasil junto com Speto, revolucionando o olhar sobre o grafitti e democratizando o acesso a obras, com artes a céu aberto e de fácil acesso a todos os brasileiros.

Tomaz Viana - Nina Alegria

Tomaz Viana - Nina Alegria

A céu aberto

Toz está no grafitti há mais de 20 anos e, desde que começou, se mantem presente em eventos artísticos dentro e fora do Brasil. A partir desses eventos iniciou o interesse por obras em grandes painéis a céu aberto. De lá para cá, obras foram expostas em importantes locais de importantes cidade do Brasil, como a fachada do Hotel Marina, no Rio de Janeiro e um muro gigante na Zona Portuária do Rio.

Tomaz Viana - Hotel Marina

Tomaz Viana - Hotel Marina

A influência dos pais e o início na arte

Tomaz começou na arte muito cedo, ainda na casa de seus pais e por influência deles. Sua mãe era estudante de artes plásticas e seu pai publicitário, mas foi ganhar seu sustento aos 18 anos, quando começou a trabalhar com quadrinhos, animação e arte. O grafitti surgiu em sua vida em meados dos anos 90 e foi o que realmente o conquistou, por considerar algo mais simples, de fácil acesso e que está em suas raízes, já que até os homens das cavernas pintavam as paredes.

Tomaz Viana – Matriarca

Tomaz Viana – Matriarca

A valorização da cultura

Toz é um artista que acredita no processo de renovação da arte e que trouxe temas culturais em suas obras, como em sua exposição “Insônia”, que traz a noite como personagem principal. Nas artes estão presentes os elementos que ela, a noite, sugere.

Em outra parte da exposição, Toz traz os cristais que significam essa junção de elementos que formam uma pedra preciosa, assim como os elementos que formam a cultura de determinada região.

Tomaz Viana - Insonia

Tomaz Viana - Insonia

Toz continua produzindo e expondo suas obras pelo Brasil. Hoje tem residência fixa no Rio de Janeiro e costuma fazer obras que mixam a cultura brasileira, principalmente as culturas de sua terra natal, a Bahia e de sua atual residência.