As cores intensas de Aldemir Martins em suas gravuras

sexta-feira, 12 de janeiro de 2024 13:43:55 America/Sao_Paulo

Aldemir Martins usava cores intensas, densas e alegres em suas gravuras dando uma característica marcante com luminosidade e vida. Continue lendo e saiba mais sobre este aspecto de suas obras que são marcantes e vale a pena conhecer.

Cores de Aldemir Martins

Aldemir Martins usava com técnica e ousadia as cores primárias e secundárias em suas gravuras. Vermelho, azul e amarelo são as chamadas cores puras. Delas se originam outras como as secundárias verde, laranja e roxo também em vários tons em suas representações idílicas vindas da imaginação, como de paisagens.

Muito mais que uso de técnicas, o artista eternizou o uso de cores para ir além em suas composições artísticas.

Contagiava com sua alegria

Usada como ferramenta da linguagem emocional, o artista conseguia se expressar e contagiar a todos de uma forma que ultrapassa barreiras racionais. Muitas de suas gravuras com azul passam uma sensação de paz, enquanto as cores quentes como vermelho e laranja davam um toque caloroso e acolhedor, a exemplo de seus muitos gatos coloridos. Mas, ele não se limitava a usar a teoria das cores.

Um de seus gatos de 68 é de diferentes tons de azul de olhos verdes com fundo vermelho e laranja, por exemplo.

É possível encontrá-los em diferentes cores, desde vermelho, amarelo, branco, azul, preto, vermelho, entre outros. O que mais impressiona é a sua intensidade, característica marcante de suas gravuras densas e harmoniosas.

Densidade transporta e quase dá vida a seus personagens, paisagens e animais. Enchendo os olhos, usava com técnica primorosa usando matizes com tons e intensidades diferentes. Desta forma, despertava emoções diversas e dava contrastes variados. Aldemir Martins já declarou que o uso de suas cores celebrava a vida em 2002.

Não tinha medo de misturar cores

Além disso, não tinha medo de ousar e misturar vermelho com verde ou azul com amarelo, por exemplo para mostrar alegria e riqueza de alma, segundo seu canal oficial no YouTube. Um de seus cangaceiros tinha os dedos dos pés e mãos coloridos, por exemplo.

Uso livre das cores

O uso das cores de Aldemir Martins é algo que chama a atenção, já que ele não seguia uma regra ou lógica para retratar a fauna, flora, objetos e pessoas.

Em suas gravuras as representações ganhavam a sua interpretação quanto formas e cores dando asas a sua criatividade colocando gravuras únicas com a cara do Brasil, mostrando muito mais do que a alegria, mas paixão e calor tão comuns da atmosfera do país dando vida, mas também profundidade, movimento, densidade e texturas variadas.

Inusitadas as suas composições seguiam técnicas e uso de sua experiência acumulada durante os anos, mas com assinaturas próprias colocando suas impressões que ficaram eternizadas e que são valorizadas nacionalmente e internacionalmente até os dias atuais.

Infundindo vida com as cores, Aldemir Martins também dava tons de lirismo e poetismo com profundidade e brasilidade. Grande desenhista e pintor, suas gravuras são um espetáculo que vale a pena ter em sua coleção de arte.