As colagens, a textura e a história de Leda Catunda

sexta-feira, 1 de julho de 2022 19:10:45 America/Sao_Paulo

Leda Catunda - Foto da ArtistaLeda Catunda

Paulista da capital, Leda Catunda nasceu em 1961 e é uma das artistas plásticas de maior sucesso na história da arte brasileira recente, principalmente com obras ligadas à cultura popular. Além de suas produções artísticas, Leda trabalha como professora e como pesquisadora.

Sua relação profissional com a arte começou quando se formou em Artes Plásticas no ano de 1984 na Fundação Armando Alvares Penteado, a FAAP, em São Paulo. Lá se interessou pelo ensino e decidiu se dedicar também ao seu lado professora, ensinando pintura e desenho na mesma faculdade onde se formou, na Faculdade Santa Marcelina e até mesmo em seus aposentos próprios.

Seus primeiros reconhecimentos como artistas aconteceram após a importante exposição “Pintura como Meio”, onde mostrou talento e se diferenciou de outros artistas da época. De lá para cá, as produções artísticas de Catunda se deram principalmente dentro das técnicas da gravura e da pintura.

Imagem da Gravura - Leda Catunda – Rio

Leda Catunda – Rio

Os temas de Leda

Quando começou a ter reconhecimento, suas obras levavam um ar cômico e caricato aos críticos e admiradores de seu trabalho. Para falar de seu trabalho, Leda se inspira muito na cultura americana de consumo e obras como as latas de sopa e as ligadas a arte pop.

Foi a partir dessas obras que Catunda percebeu que não precisava mais desenhar e construir suas imagens, por considerar o mundo já muito entupido de ilustrações em tudo, desde produtos domésticos até outros objetos supérfluos.

Leda Catunda - Camisetas

Leda Catunda - Camisetas

As técnicas e a evolução

Assim, Catunda construiu seu trabalho a partir de objetos do dia a dia e do uso doméstico, como panos, toalhas, pedaços de espuma, de colchõe, lençóis e cobertores, mas não deixou de chamar suas produções de pintura, por falta de ter a percepção de como seria melhor chamá-los e pela pintura ter uma relação e ser a técnica mais importante para a construção de sua carreira, talvez, juntamente com a gravura.

Leda Catunda - Línguas Douradas II

Leda Catunda - Línguas Douradas II

A relação com a gravura

Para ela, a gravura é um trabalho de síntese e de escolhas subjetivas ainda mais do que a pintura, por ser um desafio de encaixe entre os elementos que deseja integrar em suas imagens.

Leda Catunda – Itacaré

Leda Catunda – Itacaré