Anna Maria Maiolino será homenageada na Bienal de Veneza

quarta-feira, 27 de março de 2024 08:00:00 America/Sao_Paulo

Anna Maria Maiolino terá um grande reconhecimento em sua carreira com a homenagem na Bienal de Veneza ao receber um Leão de Ouro pela carreira, além de apresentar uma exposição de esculturas e instalações em argila.

Leão de Ouro para Anna Maria Maiolino

Anna Maria Maiolino receberá um dos prêmios mais importantes da Bienal de Veneza ao ganhar o Leão de Ouro pelo conjunto de sua obra e será entregue em abril. Além de receber o prêmio, fará uma exposição de obras inéditas.

Está previsto um trabalho em grande escala em argila e continuará sua série de esculturas e instalações. Será sua primeira participação no evento representando seu grande reconhecimento internacional.

É uma honra receber Leão de Ouro por conjunto da vida na Bienal de Veneza, prêmio concedido diretamente pelo diretor artístico.

Bienal de Veneza 2024

A Bienal de Veneza é realizada desde 1895 na Itália. É considerada a bienal de arte mais importante, antiga e prestigiosa do mundo. As edições ocorrem de dois em dois anos entre abril e novembro.

Estrangeiros em Todos os Lugares

A edição que homenageará Anna Maria Maiolino é a de 2024 chamada de Stranieri Ovunque (Estrangeiros em Todos os Lugares) com curadoria de Adriano Pedrosa, atual diretor do Masp, brasileiro e o primeiro diretor artístico sul-americano na história da Bienal.

A abertura oficial acontecerá dia 20 de abril e a edição mostrará arte contemporânea com reinterpretação de diferentes culturas.

É a celebração a arte e o combate a xenofobia, pois a edição foca em artistas migrantes. Maiolino nasceu na Itália, migrou e foi radicada no Brasil após uma passagem pela Venezuela. Morou no Rio de Janeiro, em Nova Iorque e atualmente vive na capital de São Paulo.

Em uma de suas exposições, podia-se ler na parede: Italiana de nascimento, educada na Venezuela, brasileira na vivência, carioca, portenha, nova-iorquina e agora paulistana.

A arte de Anna Maria Maiolino

Em sua carreira Anna Maria Maiolino desenhou, pintou, fez poesia, usou fotografia, fez filmes, xilogravura, faz performances, instalações, mas é nas esculturas em argila iniciada na década de 90, que ela continua trabalhando até os dias atuais.

Alguns trabalhos de Anna Maria Maiolino marcantes são o filme Super -8 gravado em uma 8 mm lançado na época de ditadura militar no Brasil. Neste trabalho evocou diferentes emoções e fazia uma crítica a censura, segunda explica em entrevista ao MIS em 2023.

Segundo explica em entrevista ao Sesc TV de 2014, o seu processo de criação e vontades nas esculturas em argila se misturam quando existe intimidade com o material.

Vida é movimento

Segundo a artista, a vida é movimento e quando se sente engessada muda de foco nas suas criações, que embasam sua experiência acumulada ao longo de sua carreira e faz experimentações contínuas.

Autodidata explica que a arte foi uma forma de curar suas feridas e se expressar. Usando metáforas e subjetividade consegue abordar questões delicadas sempre mostrando suas verdades. Com a argila seu foco é a expressão gestual com foco no relacionamento com materiais elementares.

Suas obras são brasileiras

Anna Maria Maiolino define sua arte como brasileira, já que teve influências e desenvolveu seu trabalho no Brasil.