Alfredo Volpi: bandeirinhas e Madonas valorizam coleções

quarta-feira, 10 de abril de 2024 07:57:43 America/Sao_Paulo

Alfredo Volpi é um artista que ficou famoso por sua arte com bandeirinhas e Madonas. Confira neste artigo sobre estes dois elementos e sua adição de valor e prestígio para colecionadores de arte.

Alfredo Volpi e suas bandeirinhas

As bandeirinhas são símbolos reconhecidos intrinsecamente dentro da cultura popular brasileira por conta das festas religiosas comuns do país do dia de São João ocorridas na temporada do inverno.

O formato enfeita as cidades do interior como os grandes centros urbanos em locais de festa. Alfredo Volpi ficava encantado com o colorido e o formato delas penduradas de forma decorativa quando ia passar uma temporada em Mogi das Cruzes.

Como fazia estudos de desenhos com formatos geométricos, elas se encaixaram muito bem em suas retratações artísticas e começaram a aparecer de forma tímida no começo nos quadros de fachadas.

Depois, passou a fazer parte dos temas centrais ganhando destaque e fazendo sua assinatura estética. Hoje em dia, quando se vê uma obra com bandeirinhas se pensa imediatamente em Alfredo Volpi.

Esta associação de bandeirinhas com festas populares é um signo que precisa do conhecimento da cultura popular brasileira de festa junina para ser decodificado.

No Brasil elas são ligadas a religiosidade, festa, comidas de barraquinhas deliciosas, celebração, fogueiras, descontração, alegria, união, comunidade e fé.

Fora do país é um elemento não popular, mas ainda assim causa fascínio pela construção de formas e cores que contagiam independente do seus conhecimentos contagiando os olhos com o colorido e sua disposição harmônica.

Alfredo Volpi e as Madonas

Alfredo Volpi tinha expertise em retratar a cultura popular brasileira e seu fascínio por temas religiosos. Por isso, as suas Madonas também ficaram muito famosas.

No interior a figura da Virgem Maria é muito apreciada e segundo o artista já contou em entrevistas, os temas religiosos vendiam bem.

Além do estímulo econômico, elas representavam um poder muito grande como uma manifestação de fé e mote para representar a força de uma figura religiosa considerada como a maior depois de Cristo com representação da Igreja Católica.

Além disso, elas ajudam a contar hábitos religiosos e culturais em um zeitgeist eternizado pelas mãos habilidosas de Alfredo Volpi, que dominava as técnicas de desenho, de pinceladas uniformes em um mesmo sentido e com desenvolvimento de tinta de origem ítalo de qualidade e com duração superior.

As tintas de Volpi feitas com clara de ovo (têmperas) mantém sua cor ao longo dos anos, não mofam e não perdem sua qualidade com o clima.

Isso resultou em obras de cores sólidas, vívidas que dão uma outra atmosfera aos seus quadros de temática religiosa como as Madonas e representação das festas de cultura popular a exemplo de suas bandeirinhas.

Estes dois tipos são símbolos muito fortes da arte de Alfredo Volpi e continuam sendo muito valorizadas em coleções de arte, tendo sido eternizadas. Saber seus significados adiciona valor aos seus quadros.

Apesar de ser estrangeiro no Brasil, Volpi considerava sua arte brasileira, assim como ele mesmo. Prestigie os artistas nacionais e tenha em sua coleção um recorte importante da história artística com as bandeirinhas e Madonas, reconhecidas e valorizadas no cenário artístico.