A obra cultural e brasileira de Di Cavalcanti

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022 22:07:00 America/Sao_Paulo

Di Cavalcanti

Di Cavalcanti

Como já abordamos aqui no Blog, a história de Di Cavalcanti é uma das mais importantes e reconhecidas dentro do cenário das artes plásticas brasileiras, chegando até ao exterior. Dentro de suas obras as produções de maior destaque eram as ligadas aos temas do dia a dia do brasileiro, desde o samba até caricaturas de políticos que estiveram em nosso cotidiano.

É nessas temáticas de nosso cotidiano que podemos entender a sua importância dentro do cenário artístico brasileiro, mas não somente dentro dele, como para todos aqueles que conhecem suas obras. A partir do momento que entendemos os conceitos e as temáticas de seu trabalho, podemos medir a transição cultural que vivemos desde o início de sua produção até o final.

Di Cavalcanti - Cinco Moças

Di Cavalcanti - Cinco Moças

O motivo da ilustração dessas temáticas

Carioca, Di caminhou do Rio de Janeiro para São Paulo para estudar Direito no Largo São Francisco. Fez alguns períodos do curso mas não o concluiu, partindo para a cidade de Ribeirão Preto logo em seguida.

Foi em Ribeirão Preto que Di Cavalcanti teve o seu maior contato com o dia a dia boêmio dos brasileiros. Logo em seguida, parte de volta ao Rio de Janeiro onde, mais velho, entra em com contato com o samba, o carnaval e os antigos bordeis da Lapa e de Santa Tereza, locais de inspiração de suas obras com temas mais mundanos, mais culturais, ligados a MPB e menos críticos, como as caricaturas do início de seu trabalho.

Di Cavalcanti - Charutim de Palha

Di Cavalcanti - Charutim de Palha

O samba

O samba é o ritmo brasileiro que nasceu da raiz popular, e nas obras de Di Cavalcanti é possível perceber a valorização do gênero musical apenas através de figuras que juntas retratam perfeitamente o meio. Além disso, Di retrata o surgimento do samba. Críticos apontam que entender o samba é crucial para o entendimento das obras de Di, assim como entender a carreira e as obras dele se torna crucial para o entendimento do surgimento e da história do samba.

Di Cavalcanti – Samba

Di Cavalcanti – Samba

Di Cavalcanti foi um dos mais importantes e talentosos artistas plásticos brasileiros. Teve uma carreira que evoluiu crescentemente durante o passar dos anos, fez parte de um dos momentos mais importantes do meio artístico brasileiro na Semana de Arte de 1922 e realizou obras críticas, principalmente utilizando a caricatura.