Os temas e as técnicas de Glauco Rodrigues, um dos artistas que mais representou o Brasil

domingo, 1 de agosto de 2021 21:25:25 America/Sao_Paulo

Glauco Rodrigues – Sem Título

Glauco Rodrigues – Sem Título

Gaúcho de Bagé, Glauco Rodrigues nasceu em 1929 e foi um dos grandes artistas plásticos da história da arte no Brasil, difundido e reconhecido principalmente por seus trabalhos na pintura e nas técnicas da gravura. Precoce, Glauco foi um artista que começou a pintar aos 16 anos de idade sem que fizesse alguma aula ou curso para isso. Ficou conhecido por seu talento natural e por sua facilidade em aprender, sendo considerado por muitos um autodidata.

Quatro anos depois de começar a pintar, em 1949, Glauco recebeu uma bolsa de estudos da prefeitura de sua cidade natal e, na Escola Nacional de Belas Artes, fez cursos curtos de artes plásticas e fundou o Clube de Gravura de Bagé. Mais tarde, participa de outro grupo de gravura, desta vez na capital de seu estado, junto com os também muito renomados Carlos Scliar e Vasco Prado.

Passou por uma fase abstrata liberta de movimentos, mas o ponto alto de sua obra acontece quando ele resgata a pintura figurativa e a insere no tema nacional, ao contrário dos movimentos mais difundidos como o cubismo e o expressionismo que são movimentos que adotam uma linguagem mais universal, com temas internacionais.

Glauco Rodrigues - Sem Título

Glauco Rodrigues - Sem Título

Tropicalista de todos os movimentos, gravador de todas as técnicas

O artista e crítico de arte Ferreira Gullar o considera mais importante que o próprio movimento tropicalista, já que para ele a participação de um artista em determinado movimento ou o uso de determinada técnica não o define. O tropicalismo esteve na obra de Glauco, assim como o figurativismo. Do mesmo modo a pintura esteve em suas obras, assim como a gravura, o desenho e a cenografia.

Glauco Rodrigues - Sem Título

Glauco Rodrigues – Sem Título

Além de Porto Alegre, Glauco Rodrigues passa pelo Rio de Janeiro e depois muda-se para Roma. Durante sua estadia na Itália, suas obras vão quase que completamente para a abstração. Anos depois volta ao Rio de Janeiro, onde reinclui o figurativismo em seu trabalho. Em 1960 participa então de uma importante exposição no Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro, onde já mostra obras bem humoradas e temas ligados ao popular e a arte pop.

Glauco Rodrigues – Segundo Reinado

Glauco Rodrigues – Segundo Reinado

Os temas de Glauco

Glauco começou a pintar o que via por perto, como as praias, e desta maneira conheceu o país. Por isso temas populares são a maior parte de seus trabalhos figurativos. Depois, incluiu temas de engajamento político e em tom de denúncia. É nessa parte de sua obra que as gravuras passam a ser a técnica mais importante de seu trabalho, já que para difundir a sua critica e forma de pensar Glauco deveria escalar sua arte.

Glauco Rodrigues - Paisagem de Faz-de-conta

Glauco Rodrigues - Paisagem de Faz-de-conta

Dentro desses temas não poderia faltar a brasilidade do futebol e do carnaval, já que ele é um dos artistas que mais representou o popular brasileiro e suas paixões. Esses temas podem ser visualizados em obras como “No país do Carnaval” e “Terra Brasilis”, que apontam nitidamente ao Brasil e ao brasileiro.

Glauco Rodrigues – Terras Brasilis

Glauco Rodrigues – Terras Brasilis

Glauco Rodrigues faleceu no Rio de Janeiro em 2004.