Os gatos de Aldemir Martins

quarta-feira, 5 de maio de 2021 22:59:23 America/Sao_Paulo

Aldemir Martins - Gato Amarelo 3 – Serigrafia

Aldemir Martins - Gato Amarelo 3 – Serigrafia

Ao longo de sua vida, Aldemir Martins sempre manifestou a preferência por temáticas brasileiras para representar suas obras. Estiveram sempre presentes na obra do pintor, desenhista e escultor brasileiro os galos, o cangaço e as paisagens nordestinas. Mas nenhum desses temas foi tão frequente na obra de Ademir Martins como os Gatos.

O Surgimento dos Gatos

Os Gatos de Aldemir Martins começaram a surgir nas obras quando uma senhora foi ao seu ateliê já pensando em pedir que lhe pintasse um gato. Curiosa, a senhora teria olhado todas as obras prontas do artista, mas lhe pediu “algo diferente”.

Feita a encomenda, Aldemir pediu 15 dias de prazo para fazer a obra, e curiosamente, em 2 dias o gato já estava pintado e vendido. Sim! Assim que ficou pronto, o “Gato Encomendado” foi vendido a outra senhora que visitou seu ateliê, assim como vários outros que foram feitos durante os 15 dias do prazo pedido por ele. Aldemir teve então que pintar outro Gato Azul para a senhora que lhe fez a encomenda.

Aldemir Martins - Gato Pensativo – Serigrafia

Aldemir Martins - Gato Pensativo – Serigrafia

O lado Comercial

A partir daí, Aldemir Martins não parou mais de pintar gatos até o final de sua carreira. Segundo ele “todo mundo queria gato”, “todas as senhoras desejavam os gatos”. Talvez, o fato de os gatos serem muito vendidos fosse uma maneira de perceber o quanto as pessoas gostavam de suas obras. Para ele, uma pessoa só gostava de fato de suas telas ou artes se elas as levassem para casa. Quando ouvia:

” - Fulano gostou muito da minha pintura”, logo perguntava:

“- Comprou?”

“- Não!”

“- Então não gostou”.

Aldemir Martins - Gato Rajado – Serigrafia

Aldemir Martins - Gato Rajado – Serigrafia

De certa forma é possível perceber que os gatos e o interesse constante, principalmente das senhoras, aguçavam e saciavam as veias comerciais que sempre foram um diferencial muito importante para a carreira do pintor.

Aldemir Martins - Gato Marrom Rajado – Serigrafia

Aldemir Martins - Gato Marrom Rajado – Serigrafia

O lado Artístico

Aldemir se interessou ainda mais por pintar gatos pois eles aceitavam e ficavam bem em qualquer cor, mesmo as que não eram de sua natureza. Além das cores, os gatos também eram um tema que possibilitavam serem representados de diferentes formas e com diferentes técnicas. Podiam ser mais realistas, mais caricatos, ou serem pintados apenas com algumas linhas. Podiam ser apenas um rosto, pintados de corpo todo ou até mesmo serem retratados brincando.

Aldemir Martins - Gato com Bola 4 – Serigrafia

Aldemir Martins - Gato com Bola 4 – Serigrafia

Aldemir Martins - Gato Vermelho – Serigrafia

Aldemir Martins - Gato Vermelho – Serigrafia

Aldemir Martins - Gato Rosto – Serigrafia

Aldemir Martins - Gato Rosto – Serigrafia

Até hoje, os Gatos de Aldemir Martins são desejados não apenas pelas “Senhoras”, mas por todas as pessoas que apreciam a obra do artista, conhecido internacionalmente pela representação ímpar dos felinos. Possuir uma dessas obras de Aldemir Martins é como celebrar sua carreira e reconhecer o estilo único como ele os pintava.