Os equilibristas e a história de Inos Corradin

sexta-feira, 4 de março de 2022 22:28:35 America/Sao_Paulo

Inos Corradin

Inos Corradin

Italiano de Vogna, Inos Corradin nasceu no ano de 1929 e foi um artista plástico de grande reconhecimento no Brasil e no mundo, principalmente pelas suas ilustrações e pinturas, caracterizadas por seus traços marcantes e formas caricatas com um DNA único.

Começou a pintar sem nenhuma formação acadêmica, pois para ele a pintura é algo sensorial e não aprendido. Como dizia: “O pintor se forma na escola, o artista nasce artista”. Desde o início de sua carreira pintou em quase todos os dias, de domingo a domingo, fazendo um desenho durante o dia e o pintando durante a noite.

Sua chegada ao Brasil aconteceu ao final da Segunda Guerra Mundial, em 1950. Primeiro passando por São Paulo com seu pai, depois fixando residência em Jundiaí, interior do estado de São Paulo. Sua chegada até os solos canarinhos mudaria drasticamente sua vida profissional. Segundo ele, um milagre, já que seu futuro na Itália estaria fadado a profissões comuns e que não lhe despertavam nenhum desejo.

Inos Corradin - Gato e peixe

Inos Corradin - Gato e peixe

O início da arte

Inos começou seus trabalhos e sua trajetória na arte em São Paulo, no bairro da Vila Mariana, no começo instruído por argentinos no Ateliê Politône. Pouco tempo depois já fazia suas primeiras exposições e começava a ter o reconhecimento que gostaria, sendo premiado no Segundo Salão Paulista de Arte Moderna em São Paulo.

Inos Corradin - Menino com barquinho

Inos Corradin - Menino com barquinho

Para ele, “O artista traduz o sentimento que ele vê, e aquilo que ele sente, a arte é a estética do DNA do artista, toda arte é uma arma, uma arma jogada na tinta!”

Os políticos e a crítica política e social

Corradin também levou a crítica política e social até seus trabalhos. Uma das séries mais famosas de seu trabalho é a “Os Equilibristas”, que foram inspirados na bagunça da política internacional. Inos os representava através de figuras caricatas que levavam e equilibram bolas com as cores de suas nações, como se fossem agentes instauradores do caos que brincavam de cuidar de seus países.

Inos também retratou naturezas mortas, paisagens, flores e o lúdico, mas tinha como elemento básico preferido o mar.

Inos Corradin - Equilibrista na Corda

Inos Corradin - Equilibrista na Corda

O amadurecimento e seu trabalho

Ao longo de sua carreira e com seu amadurecimento, Inos fez a inserção de técnicas em seu repertório, se dedicou às esculturas e também trabalhou com outras vertentes da arte, escrevendo livros como “La Visone Incantata”, mas não deixou sua raíz de lado e continuou se dedicando aos desenhos. Além disso foi homenageado pela X9 Paulistana, vencedora do Carnaval de 2017, algo que foi motivo de muito orgulho para ele.

Inos Corradin - Equilibrista Escultura

Inos Corradin - Equilibrista Escultura

Seu dom, talento e sua visão artística diferenciada foi passada como uma herança genética para seu filho que também é artista e possui carreira na arte. Inos Corradin continua produzindo, expondo e comercializando suas obras até os dias de hoje.