O processo curioso de criação e as series fotográficas de Vik Muniz

segunda-feira, 3 de janeiro de 2022 21:09:21 America/Sao_Paulo

Vik Muniz

Vik Muniz

Paulista da Capital, Vicente José de Oliveira Muniz nasceu em 1961 e é um artista brasileiro que se difundiu principalmente por suas obras fotográficas, apesar de também passar pelas técnicas da escultura, da colagem e da sobreposição de elementos.

Seu contato realmente profissional com o meio artístico se deu quando Vik se mudou para Nova Iorque no final da década de 1980. Até lá, chegou a cursar e se formar em Publicidade e Propaganda pela Fundação Armando Álvares Penteado, a FAAP, em São Paulo. Poucos anos mais tarde se mudaria para os Estados Unidos.

No começo de sua obra, era fácil notar que Vik tinha como principal objetivo e motivo para realizar trabalhos na arte instigar a auto indagação utilizando imagens conhecidas do meio artístico e realizando transformações em seu conteúdo. Eram usados produtos como o chocolate, açúcares, doces, alimentos como o feijão, molhos de tomate e produtos cosméticos para a produções de seus materiais.

Mona Lisa de Vik Muniz

Mona Lisa de Vik Muniz

O trabalho da primeira série de sucesso

O conhecimento mundial de Vik se deu após suas primeiras publicações em um dos periódicos mais famosos do mundo, o New York Times, mas sua primeira obra de sucesso foi a série “Crianças de Açúcar” de 1996, que lhe levou até a fama e a importante mostra New Photography, de 1997.

Em seu trabalho, na maioria das vezes, o resultado final é obtido através de uma sequência de fotos realizadas a partir de sua criação. No caso da série “Crianças de Açúcar”, a criação foi feita a partir de uma outra sequência de fotos que retratavam pobres crianças caribenhas que trabalhavam em lavouras de cana de açúcar.

Vik Muniz - Crianças de Açúcar

Vik Muniz - Crianças de Açúcar

O processo artístico

Para suas produções, Vik se sente bem trabalhando em lugares aconchegantes e solitários, mas ao mesmo tempo lida bem com a falta de um lugar fixo para realizar seu trabalho. Pode se dizer que os materiais diferentes trazem a mesma volatilidade a suas obras que o seu ambiente de trabalho, que acontece onde tiver que acontecer. Para ele, a utilização de materiais incomuns e extremamente curiosos serve para que tenha diferentes sensações e conheça diferentes modos e processos de produção.

Vik Muniz – Surfaces

Vik Muniz – Surfaces

Com um pensamento comum entre os artistas, Vik Muniz ainda está realizando e expondo seus trabalhos que estão fixados nas principais cidades e museus do mundo, como São Paulo, Nova Iorque, Tóquio, Londres, Paris e diversas outras. A motivação para o trabalho sempre foi a vontade de promover a relação da pessoa com o mundo através de suas imagens, fazendo com que a pessoa pense e repense por ela mesma e faça perguntas a si mesmo sobre sua relação com a obra e seu respectivo significado.