O Concretismo das obras calculadamente completas de Judith Lauand

quinta-feira, 17 de junho de 2021 22:39:08 America/Sao_Paulo
Judith Lauand - Sem Título

Judith Lauand - Sem Título

Nascida na pequena cidade de Pontal, da região metropolitana de São Paulo, em 1922, Judith Lauand seria uma das maiores figuras da arte brasileira e passaria por diversos segmentos e movimentos da arte, e, ao mesmo tempo, seria pouco encaixá-la definitivamente em um desses segmentos. Apesar disso, a maior parte das obras e as mais importantes de Judith foram consideradas parte do movimento concretista e neoconcretista.

Nascida em um ano de suma importância e marcante para a História da Arte brasileira, a pintora e gravadora começou seus passos na arte com figurações e naturezas mortas, que aos poucos foram migrando em uma junção de um acidente com o seu natural excesso de talento para as abstrações típicas do movimento concreto.

A paulista começou o seu aprendizado artístico se formando na Escola de Belas Artes de Araraquara, no interior de seu estado natal, e a partir de sua formação se mudou para São Paulo com a ideia de intensificar a técnica da gravura em seu repertório e teve como mentor o também artista plástico Livio Abramo.

Judith Lauand - Sem Título

A migração estilística

É na época de sua mudança à Capital, entre o meio da década de 50 e início da de 60, que Judith intensifica suas vertentes concretas e migra do expressionismo de suas naturezas mortas às formas geométricas que a marcariam como a Dama do Concretismo, um movimento onde a forma da realidade é mais valorizada que a realidade em si, no qual o que está presente na realidade é representado de outra maneira.

Paisagem com Vaquinha

Paisagem com Vaquinha

É nessa época também que a artista realiza a sua primeira e uma das, se não a mais a importante, exposição de sua carreira e é convidada a entrar no Grupo Ruptura. Essa entrada foi marcante para a cultura brasileira, já que seria a única mulher do Grupo em uma época em que o trabalho feminino não era nem um pouco valorizado.

Judith Lauand - Sem Título 2

Judith Lauand - Sem Título 2

A facilidade de inserção de novas técnicas e de se encaixar em novas vertentes

Muitos consideram Judith uma artista concreta, porém com o fato de não se apegar ao movimento, muito menos a nomenclaturas, o que pode ser comprovado a mudança clara de estilo em meados de 1960 quando a PopArt estava em plena e vertiginosa alta e pode se verificar claramente a interferência do movimento em muitas das obras da paulista.

Mulher Fumando - Judith Lauand

Uma carreira concreta

Com traços leves e marcantes, a paulista foi uma artista com fases bem definidas e sem rótulos. Coloriu, figurou a realidade e soube a representar com elementos presentes nela sem a imitar. A Dama do Concretismo Brasileiro teve uma carreira concreta, mas não fez do concretismo um descanso, pelo contrário, partiu dele e passou por ele em uma obra completa.

Judith Lauand vive até hoje em São Paulo e com 99 anos de idade ainda tem suas obras expostas frequentemente em vários países. Em 2017, teve suas obras expostas em uma importante Galeria de Nova Iorque.