Mestre do desenho e da gravura, o talento e a disciplina de Marcello Grassmann

terça-feira, 27 de julho de 2021 23:03:29 America/Sao_Paulo

Marcello Grassmann – Sem Título

Marcello Grassmann – Sem Título

Paulista de São Simão, Marcello Grassmann nasceu no ano de 1925 e foi um artista plástico que se difundiu principalmente na técnica da gravura e que teve uma carreira extremamente focada no desenho e em técnicas ligadas a arte de gravar. Grassmann teve seus primeiros contatos com a arte ainda criança com revistas de histórias em quadrinhos, fã dos gibis não por suas histórias, mas pelos desenhos que o cativavam.

Pouco mais velho, entre os anos de 1939 e 1942, partiu para o estudo de outras técnicas que também muito lhe ajudariam em sua jornada na arte e principalmente na gravura, que foram a fundição, a mecânica e o entalhe em madeira, estudo que aconteceu na Escola Masculina do Brás, em São Paulo. Com as técnicas Grassmann trabalhou com móveis e trabalhos ligados a marcenaria.

Marcello se tornou professor, mas o caminho até lá foi o que lhe deu seu grande reconhecimento nas técnicas da gravura. Foi na xilogravura que Grassmann mais se destacou.

Marcelo Grassmann - O Guerreiro e a Donzela

Marcelo Grassmann - O Guerreiro e a Donzela

A ilustração e a mudança para o Rio e Salvador

Já em São Paulo, no ano de 1948 começou a trabalhar com ilustração no jornal O Estado de São Paulo. Esse emprego possibilitou que ele trabalhasse com algo ligado a arte e ao mesmo tempo pudesse desenvolver suas técnicas e seu talento para a sua própria arte e o levou até o Rio de Janeiro no ano seguinte.

Na Cidade Maravilhosa trabalha no Jornal Estado da Guanabara e começa estudos mais focados à técnica da gravura. No Liceu de Artes e Ofícios Marcelo estuda com Henrique Oswald e com Paty Lazzarotto, que ministrava o curso de litografia na época. Já em 51, Grassmann trabalha como operário na Primeira Bienal de São Paulo com Aldemir Martins e Franz Kraicheberg já com o intuito de aprender mais sobre arte. No ano seguinte vai a Salvador para trabalhar com o artista plástico baiano Mario Cravo Júnior, com quem trabalha quase que especificamente com a litogravura.

Marcello Grassmann – Sem Título

Marcello Grassmann – Sem Título

Os temas de Grassmann e o que vai além deles

Nas obras de Marcello pode se ver monstros, figuras femininas, guerreiros, cavaleiros medievais que normalmente estavam de forma única em sua mente e faziam parte dela. Já que as figuras representadas por ele não estavam no “mundo real”, foi considerado por muitos um expressionista, por outros um surrealista, mas o que é comum entre os críticos é o pensamento de que a obra de Grassmann vai além do que ele desenha. O processo de gravação se não fosse a principal parte do processo construtivo, fazia parte dele com peso igual ao desenho.

Marcello Grassmann – Sem Título

Marcello Grassmann – Sem Título

Na parte madura de sua carreira, a gravura em metal foi a técnica mais utilizada por ele, sempre realizando seu trabalho em processos de construção extremamente íntimos e tranquilos.

Gravura de Marcello Grassmann

Gravura de Marcello Grassmann

Marcello teve uma carreira com obras repletas de luz e sombra e as técnicas do desenho e da gravura sempre estiveram presentes em seus processos. O não contentamento com o resultado rápido de uma tela talvez tenha sido o fator primordial em sua personalidade que fizeram com que ele se tornasse um artista de alma e de técnicas refinadas.

Grassmann faleceu em junho de 2013 e a maioria de suas obras se encontra na Pinacoteca do Estado de São Paulo.