José Antonio da Silva

sexta-feira, 1 de julho de 2022 20:33:31 America/Sao_Paulo

José Antonio da Silva

Paulista da pequena cidade de Sales de Oliveira, José Antonio da Silva nasceu no ano de 1909 e foi um artista plástico autodidata que se difundiu nacional e internacionalmente principalmente por suas pinturas, gravuras, desenhos e por seus repentes.

Antes de se tornar artista e de ter a possibilidade de viver da arte, Silva realizou os mais diversos trabalhos, como o trabalho rural. E foi aí que começaram seus primeiros desenhos, em folhas secas de café. Mas mesmo sendo repreendido por seus chefes no início, não deixou seu gosto de lado.

Sua carreira como artista começa de fato em 1946, aos 37 anos de idade, quando seus trabalhos são vistos e admirados na exposição na Casa de Cultura de São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Naquele momento, o interesse dos críticos se deu pela frieza de suas cores e pelo tom escuro de suas obras, algo que evoluiria com o passar dos anos.

José Antonio da Silvia - Moça na Janela

José Antonio da Silva - Moça na Janela

A evolução de sua obra

Dois anos após a exposição em Rio Preto, José Antonio já transformava seu repertório. As cores frias e escuras já davam lugar a paisagens com tonalidades mais vivas e ambientes onde a claridade era mais valorizada. Nesse momento de sua carreira, começa a participar de exposições de peso da arte brasileira, participando, dentre outras exposições, de algumas edições consecutivas da Bienal de São Paulo.

O trabalho na roça não serviria apenas para instigar seus primeiros desenhos em folhas secas de café e na verdade talvez seja o espaço mais importante para a construção de suas obras. A paisagem rural, o campo, plantações e ambientes de cultivo agrário tomam conta de seus temas, assim como o lazer que por lá costuma existir, algo que também despertou outros interesses nele.

José Antonio da Silvia - Festa

José Antonio da Silva - Festa

Evolução rápida assim como a descoberta de suas obras, Silva teve reconhecimento e sucesso rapidamente com a inserção de outras manifestações artísticas em sua carreira. O repente, os causos e a obra falada começaram a ser exploradas por ele. Logo, o trabalhador da roça passou a ser um importante nome da arte brasileira.

José Antonio da Silva - Algodoal

José Antonio da Silva - Algodoal

Silva foi o criador do Museu de Arte Contemporânea de Rio Preto. Realizou inúmeras formas de expressão artística e chegou a trabalhar com o pontilhismo em suas construções, além de realizar obras com abordagens irônicas sobre o cotidiano do interior paulista.

José Antonio da Silva - Sem Título

José Antonio da Silva 

José Antonio da Silva faleceu em São Paulo no ano de 1996.