Francisco Rebolo, o artista das telas e dos gramados brasileiros

sábado, 6 de novembro de 2021 16:55:08 America/Sao_Paulo

Francisco Rebolo

Francisco Rebolo

O paulista Francisco Rebolo nasceu em 1902, de uma família de imigrantes espanhóis e foi um reconhecido artista plástico brasileiro. Multifacetário, Rebolo ficou conhecido apenas pelo seu sobrenome. É considerado por muitos críticos como um dos maiores paisagistas da arte brasileira e foi um dos criadores do Grupo Santa Helena, junto com artistas como Mario Zanini.

Assim como Zanini, Rebolo começou seu contato com a arte com um curso de desenho com Giuseppe Barquita na Escola Profissional Masculina do Brás e foi aprendiz de decorador. Após os primeiros contatos com a arte, Rebolo se dedica à carreira de jogador de futebol, onde atua por importantes times da época até se tornar jogador do Corinthians.

Seu ateliê no Palacete Santa Helena é feito quando ainda era futebolista, o que demonstra que o artista sempre manteve o gosto pelo meio artístico e por lá sairia um dos mais importantes grupos da arte brasileira, o Grupo Santa Helena.

Francisco Rebolo – Natureza-Morta

Francisco Rebolo – Natureza-Morta

A arte

A decoração fez parte da carreira de Francisco Rebolo e foi o início de tudo. Já na década de 30, Rebolo começou seu envolvimento mais profissional com a arte pintando quadros em seu cavalete. As pinturas eram em sua maioria obras figurativas trazendo algumas naturezas-mortas. As paisagens e o realismo também eram temas de suas telas, chegando até mesmo a pintar sua profissão anterior, o futebol.

Francisco Rebolo – Bosque

Francisco Rebolo – Bosque

No início de sua carreira, suas obras apresentam cores mais escuras e as variações ainda são raras, fato que muda com o passar dos anos e com o aprimoramento de seu trabalho com o óleo, material mais comum em suas pinturas. Com seu amadurecimento, Rebolo insere mais e valoriza mais as cores e suas obras se tornam mais vivas.

Na metade da década de 30, Rebolo tem maior contato com um importante personagem de sua carreira, Mario Zanini. Juntos, anos mais tarde, formariam um dos grupos mais conhecidos da arte paulista, o Grupo Santa Helena.

Francisco Rebolo – Marinha

Francisco Rebolo – Marinha

O futebol

Ao contrário do que parece, Rebolo não teve uma carreira apenas dentro dos gramados no mundo do futebol. Ele também foi o responsável pela criação do emblema do clube em meados de 1930. Com apenas 1 metro e 62 de altura, Rebolo tinha talento nas mãos que pintavam e nas pernas que jogavam e em um dos anos mais importantes da história da arte brasileira chegou a vencer o Campeonato do Centenário da Independência do Brasil, em 1922.

Francisco Rebolo – Futebol

Francisco Rebolo – Futebol

Francisco Rebolo faleceu em sua cidade natal em 1980.