Daniel Senise, o artista sem tinta e pincel

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 21:30:57 America/Sao_Paulo

Daniel Senise

Daniel Senise

Nascido no Rio de Janeiro em 1955, Daniel Senise é um artista plástico brasileiro que se mantém ativo na carreira de artista e que atua principalmente como pintor e gravador, mesmo que para a construção de suas obras ele não use pincel e muito menos tinta. Seu início na arte aconteceu quando tinha 25 anos de idade, o que é uma curiosidade, já que muitos outros profissionais da arte iniciam sua jornada ainda muito cedo, antes do período de sua adolescência.

A jornada de Daniel na arte se dá após sua formação em engenharia, em 1980, quando inicia seus estudos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Curiosamente, em uma das primeiras vezes que foi produzir uma obra, imprimiu acidentalmente o chão do ateliê. Essa ação mudou sua trajetória na arte.

A partir daí, começa a visitar locais abandonados e produzir uma extensa coleção de impressões de chãos de diferentes lugares, uma espécie de gravura obtida tendo o chão como matriz e com a utilização de materiais como a cola e o cimento. Essas impressões estão presentes na maior parte de suas obras.

Daniel Senise - Sem Título

Daniel Senise 

O início fundeiro

No início de sua carreira, ainda utilizava pincéis e tintas realizando obras abstratas, mas naquele momento começa a ser considerado um fundeiro, ou seja, alguém que apenas constrói o fundo de suas obras e que, após seu trabalho, é necessário que algum outro artista dê prosseguimento à produção. Esse rótulo, naquela época, foi aceito até mesmo por ele, por considerar que suas técnicas ainda estavam muito cruas e que ainda deveria inserir muita experiência em seu repertório.

Daniel Senise - Sudário

Daniel Senise - Sudário

O amadurecimento de sua carreira com o passar dos anos, percebeu que pintar com o pincel já não dava mais nem o resultado nem a satisfação pessoal que desejava, foi quando decidiu abandoná-los de uma vez por todas e focou em suas impressões de chão e as utilizou como palhetas.

Daniel Senise - Sem Título

Daniel Senise 1

A temática e a motivação

Daniel não iniciou seu trabalho pelo tema que queria abordar, pelo contrário, iniciou produzindo e com o amadurecimento e com as milhares de aplicações e experimentações entendeu que o seu entorno e as paisagens da cidade onde ele se situa são os fatores mais importantes para a construção de suas obras, mesmo que não seja claro para quem vê suas produções.

Nesse período, Senise inclui diferentes materiais em suas obras como peças de metal, tachinhas e pregos que parecem estar corroídos pela ação do tempo, assim como suas telas.

Daniel Senise - Sem Título

Daniel Senise

O trabalho de Daniel Senise é um resultado de dúvidas internas e do contexto no qual suas ideias estão inseridas, são a moldura pela qual ele vê o mundo. O artista continua produzindo e expondo suas obras dentro e fora do Brasil.