Da figuração à abstração, as fases e as obras características de Kenji Fukuda

quinta-feira, 1 de julho de 2021 22:33:14 America/Sao_Paulo

Kenji Fukuda - Foto Paulo Garavelo/Divulgação

Kenji Fukuda - Foto Paulo Garavelo/Divulgação

Nascido em 14 de setembro de 1943 em Indiana, interior de São Paulo, Kenji Fukuda foi um artista brasileiro que começou seus primeiros passos na arte ainda muito novo, aos 12 anos de idade, quando começou a aprender técnicas de pintura. Filho do imigrante japonês e assim como ele artista plástico Tamotsu Fukuda, Kenji sempre tratou seus dons artísticos como algo genético.

Na pintura, Kenji Fukuda iniciou seus passos com obras figurativas como naturezas mortas, paisagens e marinhas e se manteve nessa vertente por um considerável período. Após essa fase, Kenji passa por um longo tempo focado em obras abstratas, que talvez sejam as obras que mais o caracterizam, mas sem deixar de lado a importância do figurativismo para a evolução de sua obra. Como dito por ele: “A fase figurativa é sempre o início e é muito importante para adquirir experiência, encontrar caminhos. Com o tempo fui enxergando outras possibilidades e criando a concepção de que a pintura deve ser mais livre”.

Marinha 1 - Kenji Fukuda

Marinha 1 - Kenji Fukuda

Seguindo o caminho que lhe trazia mais liberdade, Kenji expôs pelas galerias das cidades mais importantes para o mundo da arte, como em Paris, Nova Iorque, Berlim, e nas mais importantes do Brasil, como em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.

Sem Título - Kenji Fukuda

Sem Título - Kenji Fukuda

As fases bem delimitadas na figuração e na abstração

O nipo-brasileiro se difundiu na arte nacional no eixo Rio – São Paulo, e, ao contrário do que muitos artistas pensam, gostava de ter fases bem delimitadas em sua vida artística. Considerava que muitos daqueles que gostam de seu trabalho e até ele mesmo poderiam se cansar de um estilo único por muito tempo.

Dentro da importância que dava ao período figurativo inicial de sua arte, Kenji dizia que ainda no início de suas obras abstratas se surpreendeu negativamente com as obras que fazia e enfrentou muita dificuldade na migração de estilo. Fukuda considera que o passo para a abstração não pode ser inicial, mesmo que com muito aprendizado teórico. A figuração deve ser sempre algo que antecede ao abstrato, inserindo técnicas e conhecimento ao artista.

Os retratos aparecem esporadicamente nas obras de Kenji e são para ele a parte mais difícil de sua obra pela exigência de um período de concentração intenso e o emprego de diferentes técnicas na mesma peça.

Sem Título - Kenji Fukuda

Sem Título - Kenji Fukuda

As manchas características

As manchas em suas abstrações talvez sejam as mais marcantes características de suas obras. Para ele as manchas vem da inserção de novas técnicas e da implementação de ideias e de sensações que aparecem, são criadas e acrescentadas em seu reportório artístico com o tempo e com o estudo.

“A minha característica, muitos vão dizer, está diferente, mas é do Fukuda”. Talvez esta seja a citação do artista que mais faz entender o que ele pensava sobre a migração de suas fases e da importância de manter algo característico e conceitual em sua obra.

Sem Título 2 - Kenji Fukuda

Sem Título 2 - Kenji Fukuda

Multifacetário

As esculturas não foram deixadas de lado pelo artista. Fukuda produziu esculturas para importantes datas, como um monumento de 15 metros de altura que fez em homenagem aos jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro.

Kenji Fukuda - Monumento em Homenagem aos Jogos Pan-Americanos de 2007

Kenji Fukuda - Monumento em Homenagem aos Jogos Pan-Americanos de 2007

Fukuda faleceu em Março de 2021, após complicações geradas por um procedimento médico.