Conheça as obras de Anita Malfatti no acervo do MASP

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021 18:54:32 America/Sao_Paulo

livia-doblas-masp

Anita Malfatti foi uma das mais importantes artistas plásticas brasileiras da primeira fase do modernismo. Ela teve um papel preponderante na “Semana de Arte Moderna”, em 1922, onde expôs seus trabalhos.

Anita Catarina Malfatti nasceu dia 2 de dezembro de 1889, na cidade de São Paulo. Seus pais eram estrangeiros, sua mãe, Betty Krug, norte americana e seu pai, Samuele Malfatti, italiano. Estudou artes e pintura na Europa, onde ficou durante quatro anos em Berlim, Alemanha (1910-1914), na Academia Imperial de Belas Artes. Morou também em Nova Iorque, nos Estados Unidos, de 1915 a 1916. 

Em 1917, Anita reuniu 53 de suas obras com forte tendência expressionista, a fim de expor individualmente em São Paulo na “Exposição de Pintura Moderna Anita Malfatti”. Esse evento tornou-se um marco do movimento modernista no Brasil. Ele chocou muitas pessoas de mentalidade provinciana que, de certa maneira, não estavam preparados para compreender a inovação estética expressa na arte dos modernistas. Monteiro Lobato, depois de visitar a exposição, publicou no jornal “O Estado de São Paulo” o artigo intitulado “Paranoia ou mistificação?”, no qual critica as obras da artista, e tão logo, seu argumento foi rebatido por Oswald de Andrade. Mais tarde, realizou seu sonho de estudar Artes na França, pois em 1923, Anita ganhou uma bolsa para estudar em Paris.

Ali, na cidade Luz, conheceu alguns importantes pintores como o cubista Fernand Léger (1881-1955) e o impressionista Henri Matisse (1869 - 1954). De volta ao Brasil, ao lado de Mario de Andrade, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e Menotti del Picchia, formaram o “Grupo dos Cinco”. Esses artistas defendiam as ideias da Semana de Arte Moderna.

O MASP possui na reserva técnica quatro obras dessa grande artista.

1-) A Estudante – 1915-16 - Óleo sobre tela, medindo 76 x 61. Foi doado pela artista ao Masp em 1949.

a-estudante-anita-malfatti

2-) Batizado na Roça – Década de 1950

casamento-na-roca-anita-malfatti

3-) Interior de Mônaco – 1925

interior-de-monaco-anita-malfatti

4-) Retrato de Tarsila – sem data

retrato-de-tarsila-anita-malfatti