Candido Portinari: Um dos artistas mais disputados por colecionadores de arte

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021 14:53:09 America/Sao_Paulo

livia-doblas-candido-portinari

Candido Portinari nasceu em Brodowski em 1903 e faleceu no Rio de janeiro em 1962.

Portinari pintou mais de cinco mil obras, de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão, como “O Lavrador de Café”, até gigantescos murais, como os painéis “Guerra e Paz”, presenteados à sede da ONU em Nova Iorque em 1956.

Guerra e Paz são dois painéis gigantescos produzidos pelo pintor brasileiro Candido Portinari que mede aproximadamente 14 x 10 m cada um. Foram pintados entre 1952 e 1956. A produção dessa obra, foi encomendada ao artista pelo governo brasileiro na época o Presidente Juscelino Kubitschek. O objetivo era para presentear a ONU (Organização das Nações Unidas) em sua sede de Nova York.

Ao terminar a execução de sua obra, Portinari fez um apelo, que há mais de seis décadas, continua tão atual. Confira:

“A LUTA PELA PAZ É UMA DECISIVA E URGENTE TAREFA. É UMA CAMPANHA DE ESCLARECIMENTO E DE ALERTA QUE EXIGE DETERMINAÇÃO E CORAGEM”, ALERTAVA O PINTOR. “DEVEMOS ORGANIZAR A LUTA PELA PAZ, AMPLIAR CADA VEZ MAIS A NOSSA FRENTE ANTI-GUERREIRA, TRAZENDO PARA ELA TODOS OS HOMENS DE BOA VONTADE, SEM DISTINÇÃO DE CRENÇAS OU DE RAÇAS, PARA ASSIM UNIDOS, OS POVOS DO MUNDO INTEIRO, NÃO SOMENTE COM PALAVRAS MAS COM AÇÕES, LEVAR ATÉ A VITÓRIA FINAL A GRANDE CAUSA DA PAZ, DA CULTURA, DO PROGRESSO E DA FRATERNIDADE ENTRE OS POVOS” 

Portinari é considerado um dos mais importantes pintores brasileiros de todos os tempos, sendo o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.

Nas principais obras de Portinari, encontramos os temas frequentes como as questões sociais, a fauna e flora.

Também observamos nelas as grandes influências do artista como o cubismo, o surrealismo e até mesmo o muralismo mexicano, além da sua arte figurativa, que valorizava as tradições da pintura.

Conheça as principais Obras de Cândido Portinari:

1-) O Mestiço (1934)

mestico-candido-portinari

2-) O Lavrador de Café (1934)

o-lavrador-de-cafe-candido-portinari

3-) Os Retirantes (1944)

os-retirantes-candido-portinari

4-) Criança Morta (1944)

crianca-morta-candido-portinari

5-) Guerra e Paz (1952 – 1956)

guerra-e-paz-candido-portinari

6-) As Lavadeiras (1944)

as-lavadeiras-candido-portinari

7-) Café (1935)

 cafe-candido-portinari