As técnicas inovadoras, os estilos, e a arte completa de Anna Bella Geiger

quinta-feira, 1 de julho de 2021 22:37:02 America/Sao_Paulo

Orbis Descriptio com Fronteiras Indiferentes - Anna Bella Geiger

Orbis Descriptio com Fronteiras Indiferentes - Anna Bella Geiger

Nascida no Rio de Janeiro em 1933, Anna Bella Geiger é uma das maiores artistas brasileiras vivas. Passando por inúmeras vertentes da arte, desde o desenho até a escultura, é conhecida por ter características únicas e bem definidas em seu repertório artístico, apesar de ter passado por inúmeros estilos durante sua extensa e premiada carreira na arte.

Uma das pioneiras da arte abstrata do Brasil, o início da carreira da carioca se deu predominantemente na abstração ao mesmo tempo em que o Movimento Concretista que vinha de São Paulo também ganhava espaço. Ainda muito jovem participou da Primeira Exposição Nacional de Arte Abstrata, em 1953, no Hotel Quitandinha. Anna teve muito reconhecimento em seus trabalhos abstratos. Firmou as suas características e individualidades dentro do movimento e se sentiu prestigiada por isso.

Sem Título - Anna Bella Geiger

Sem Título - Anna Bella Geiger

No ano seguinte, Anna Bella parte para os Estados Unidos e no Museu Metropolitano de Arte de Nova Iorque faz um curso de História da Arte com Hanna Levy. Talvez, este tenha sido o momento em que Anna tenha se encantado por outra arte também muito comum entre os artistas, a arte de lecionar.

Sem Título - Anna Bella Geiger

Sem Título - Anna Bella Geiger

Abstração x Figurativismo, Moderno x Contemporâneo

A partir do início dos anos 60, Anna Bella inicia um caminho de transição entre o abstrato e o figurativo, entre o modernismo e o contemporâneo. A partir dai começa a pintar corpos e partes de corpos, partes estas, que por suas palavras, vinham de forças estranhas. Neste período também aprende sobre gravura em metal no MAM do Rio de Janeiro, onde mais tarde viria a ministrar aulas.

Orgão Ocidental - Anna Bella Geiger

Orgão Ocidental - Anna Bella Geiger

A vitalidade de ensinar e aprender com o ensino

No final dos anos 60 lecionou no MAM, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, e começou trazer a ideia de iniciar trabalhos artísticos dentro do jardim do Museu junto com seus alunos. Nesse momento caminha então o seu trabalho para a parte mais conceitual: do conhecimento, da sensibilidade e da reflexão interna.

É nessa época que, muitas vezes com ironia, Anna incluiu as palavras em suas telas e obras. Ela considera que a inserção de ideias através das palavras é uma necessidade da maioria dos artistas e são uma forma de colocar “os pés no chão”, na realidade, e fazer refletir sobre temas político-sociais que ela considerava importantes.

Burocracia - Anna Bella Geiger

Burocracia - Anna Bella Geiger

As técnicas inovadoras e exóticas

No quesito técnica e utilização de materiais e ferramentas a obra de Anna Bella Geiger talvez seja uma das mais complexas e completas da arte brasileira. Com o passar dos anos seu repertório só aumentou, incluindo a inserção de técnicas pouco empregadas em telas, como o xerox. Na década de 90 Anna adicionou ainda mais elementos em seu repertorio e produziu obras que estão em uma linha tênue entre a gravura, a pintura e a escultura.

Mapa Mundi com Ventos - Anna Bella Geiger

Mapa Mundi com Ventos - Anna Bella Geiger

Anna Bella Geiger vive e trabalha até hoje no Rio de Janeiro.