As obras sensoriais e a importância de Julio Le Para para a arte

domingo, 12 de dezembro de 2021 19:05:42 America/Sao_Paulo

Julio Le Parc

Julio Le Parc

O Argentino Julio Le Parc nasceu em Mendoza no ano de 1928 e viveu em Paris por um longo período de sua vida. Le Parc é reconhecido na história da arte por suas obras sensoriais, que causam ilusões óticas com o uso de vidros e espelhos, causando sensações visuais em quem as admira. É o movimento Op Art., também conhecida por arte cinética, ou seja, a arte que reproduz nas obras a sensação de estarem vivas.

Le Parc começou na arte aos 15 anos de idade, quando ainda vivia na Argentina e teve aulas na Escuela de Bellas Artes de Buenos Aires, aprendendo sobre a arte concreta argentina, conhecida como Arte Concreto-Invención e o Spaziliasmo, um movimento artístico.

No auge de seus 30 anos mudou-se para Paris, onde transformou o rumo de sua vida dentro e fora da arte.

Julio Le Parc - Sem Título

Julio Le Parc 2

A ida a Paris

A ida a Paris foi certamente a influência mais importante de sua carreira. Sua ida já começou como um reconhecimento através de um convite e uma bolsa de estudos do Governo Francês. O convite foi aceito e em 1958 se instalou em Paris, onde conheceu François Morellet, o precursor da Op Art e inseriu em seu repertório técnicas e conhecimentos que o acompanham até os dias de hoje.

Dois anos após sua ida, Julio funda o GRAV, o Groupe de Recherche d’Art Visuel, que tinha como principal papel a inserção e a democratização do acesso a arte. Esse talvez tenha sido o principal diferencial de Le Parc fora das técnicas artísticas. Com o Grupo, o artista percebeu que o admirador de uma obra tem a mesma importância que as técnicas que estão nela impressas.

Julio Le Parc – Esfera Azul

Julio Le Parc – Esfera Azul

A luz, a sombra, o movimento e o espectador

Em suas obras é de fácil percepção que estes quatro elementos: a luz, a sombra, o movimento e o espectador são os personagens principais. Os dois primeiros são algo comum em obras de arte de muitos movimentos, já os dois últimos não são tão comuns e talvez sejam a parte mais importante de sua história no meio artístico.

Julio Le Parc - Sem Título

Julio Le Parc 6

Junto ao GRAV, Julio Le Parc chega a realizar eventos que tem a ideia de atrapalhar o cotidiano comum de quem andava nas ruas de Paris, com o objetivo de forçar a participação e a interação dos pedestres com as obras. A inserção do movimento também foi algo feito com extrema felicidade e naturalidade. Muitas de suas obras realizam movimentos de forma natural, dando a impressão de que elas mesmas realizam a força necessária para o movimento, o que demonstra ainda mais a maestria com que ele fez suas obras cinéticas.

Julio Le Parc - Sphère Rouge

Julio Le Parc - Sphère Rouge

O reconhecimento na carreira

Julio realizou inúmeras exposições individuais pelo mundo e ganhou inúmeros prêmios, sendo um artista muito reconhecido em vida.Oo Grande Prêmio em Pintura na 33a Bienal de Veneza foi um de seus reconhecimentos, assim como prêmios na Bienal de Paris, do Mercosul, em Porto Alegre e de Havana, em Cuba.

Julio Le Parc - A obra que ganhou a Bienal de Veneza

Julio Le Parc - A obra que ganhou a Bienal de Veneza

Julio Le Parc vive até hoje em Paris e é um dos maiores nomes da história da arte argentina. É conhecido mundialmente como um dos mais talentosos nomes da arte cinética, ou Op Art.