As obras geométricas e a biografia de Sérvulo Esmeraldo

domingo, 16 de janeiro de 2022 18:29:58 America/Sao_Paulo

Sérvulo Esmeraldo

Sérvulo Esmeraldo

Cearense da cidade de Crato, Sérvulo Esmeraldo nasceu em 1929 e foi um artista brasileiro conhecido pelas inúmeras técnicas e vertentes da arte que trabalhou. Aos 18 anos de idade começou sua jornada profissional da arte, quando iniciou um curso na Sociedade Cearense de Artes Plásticas, a SCAP. Durante esse período também iniciou um curso de pintura com Jean-Pierre Chabloz e conheceu e criou uma relação com outros importantes artistas que fazem parte da história da arte brasileira e do Ceará como Aldemir Martins, Inimá de Paula e Antonio Bandeira.

No início de sua carreira, trabalhava com uma maioria de obras figurativas e é de comum acordo para os críticos que suas obras ainda eram mais simplistas e unicamente voltadas à tela em si, deixando completamente de lado aquilo que ela poderia representar ou para algo além do que era palpável.

Nessa fase menos rebuscada e menos ligada à reflexão, Sérvulo teve experiências que também enriqueceram sua carreira artística, trabalhando na montagem da Primeira Bienal de São Paulo e como gravador e ilustrador no Correio Paulistano. Além disso nesse período acaba conhecendo outros artistas como Lívio Abramo e Marcelo Grassmann.

Sérvulo Esmeraldo - Sem Título

Sérvulo Esmeraldo 3 

Momento de transição

No final da década de 50 Esmeraldo entra em uma fase de transição, onde parte de obras figurativas com pouco valor interior e reflexivo para a arte abstrata, na qual o sentimento e a sensação acabam se tornando muito importantes. Na mesma época, Sérvulo cria o Museu de Gravura em sua terra natal.

Talvez não seja coincidência que seja nesse período que teve a primeira oportunidade de expor suas obras em uma mostra individual. A exposição ocorreu no Museu de Arte Moderna de São Paulo, o MAM. Logo em sequência, recebe bolsa do governo francês e parte a Paris, onde faz um curso de gravura voltado a litografia na École Nationale Supérieure des Beaux-Arts.

Sérvulo Esmeraldo - Sem Título

Sérvulo Esmeraldo 5

O período na Europa e a volta ao Brasil

Durante seu período na Europa, Sérvulo utiliza sua estadia principalmente para os estudos das técnicas da gravura. Nesse período realiza obras ricas em aspectos gráficos, o que faz com que ele caminhe para o movimento construtivista.

O caminho entre os movimentos vai se tornando algo natural em sua carreira e isso possibilita sua chegada ao movimento da Op Art, ou arte cinética, quando realiza a obra “Excitável” que realizava movimentos através de energia estática.

Sérvulo Esmeraldo - Excitável

Sérvulo Esmeraldo - Excitável

Em sua volta ao Brasil, fixa moradia na capital de seu estado natal, Fortaleza, e mantém-se voltado a arte de rua, onde faz trabalho ligados a técnica da escultura, realizando obras diferentes do que vinha fazendo até o momento. Nessa época se coloca nas técnicas que mais dariam frutos à sua carreira, inserindo o relevo e a terceira dimensão e levando isso à construção de suas obras.

Sérvulo Esmeraldo - Quadrados

Sérvulo Esmeraldo - Quadrados

Sérvulo Esmeraldo faleceu no dia primeiro de fevereiro de 2017, aos 88 anos de idade. A maioria de suas obras podem ser encontradas no Campus da Universidade de Fortaleza e estão em inúmeras galerias do Brasil.