As obras e a história de Anna Maria Maiolino

sábado, 12 de fevereiro de 2022 15:55:51 America/Sao_Paulo

Anna Maria Maiolino

Anna Maria Maiolino

Italiana de Scalea, Anna Maria Maiolino nasceu em 1942 e foi uma artista multifacetária e multimídia que teve seus principais reconhecimentos em território brasileiro e principalmente com obras relacionadas a técnica da pintura, da escultura, ilustração, gravura, sem deixar de lado, claro, suas obras performáticas.

Tudo começa quando a artista resolve partir da Itália para a América Latina. Devido aos acontecimentos pós Guerra Fria em seu país, primeiro decide se instalar em Caracas, na Venezuela, onde estuda por dois anos na Escuela de Artes Plásticas Cristóbal Rojas e dois anos após o início dos estudos caminha para o Brasil por transferência. Aqui, se dedica aos estudos das técnicas da gravura na Escola Nacional de Belas Artes, a ENBA do Rio de Janeiro.

Anna Maria Maiolino desde pequena sabia que seria uma artista. Desde quando começou a fazer teatro infantil até quando se viu em um país diferente, em um meio cultural diferente e por considerar mais fácil, por ser uma imigrante, ter sotaques e não ter a plenitude de uma língua, realizar um trabalho que partia de si mesma, construindo suas obras e se auto construindo como ser humano.

Anna Maria Maiolino - Glu Glu Glu

Anna Maria Maiolino - Glu Glu Glu

A relação com o Brasil

Por ser uma imigrante, sentia muito a necessidade de pertencer a algum lugar e encontrou esse pertencimento no Brasil, onde primeiramente tentou se aproximar do meio cultural. O caminho ao Brasil se deu como algo natural e ao mesmo tempo sensitivo, como nas palavras ditas por ela, sua vinda foi “através do cheiro como um cachorro vai atrás de um pedaço de carne”.

Anna Maria Maiolino - Sem Título

 

Artisticamente, considera o seu trabalho como algo brasileiro, como algo desenvolvido dentro do Brasil e por influências artísticas obtidas também por aqui, mesmo com sua prévia passagem pelos estudos na Venezuela.

Anna Maria Maiolino - Minha Família

Anna Maria Maiolino - Minha Família

As técnicas e as características

A intimidade com os materiais é algo essencial em sua visão para a construção de uma obra. Para ela, a construção de suas obras acontecem pela fusão dos elementos que estarão nelas presentes, o conceito, a técnica, os materiais se misturam e se tornam uma coisa só junto com a sua inspiração.

As obras de Anna tem por característica o preto no branco, como uma arte de extremos e de contrastes.

Anna Maria Maiolino - Sem Título 2

A ida aos Estados Unidos

Dentro das dificuldades da construção de sua carreira por ser uma imigrante e mulher no meio de um cenário bairrista e machista, viu-se algumas vezes em um ambiente onde até mesmo seu marido evitava encurtar as suas dificuldades para a ascensão de sua carreira. Anna viu então no artista uruguaio Luis Camnitzer a ajuda que procurava quando ele lhe conseguiu uma bolsa no Pratt Graphic Center, em Nova York, após ver suas obras.

Anna Maria Maiolino - De Para

Anna Maria Maiolino - De Para

“Italiana de nascimento, educada na Venezuela, brasileira de vivência, carioca, portenha, nova-iorquina e agora paulistana.”. Talvez essa seja a melhor definição para a biografia de Anna Maria Maiolino, uma artista sem fases definidas e que retomou conceitos psicológicos e sensoriais de suas obras durante inúmeras partes de sua carreira e que até hoje continua produzindo e expondo suas obras nas principais galerias do Brasil e do mundo.